Infecção por Clostridium tetani

Escrito por rene f. najera | Traduzido por noeli p. rubio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Infecção por Clostridium tetani
Uma vacina está disponível para prevenir o tétano (vaccine image by Mykola Velychko from Fotolia.com)

As bactérias que infectam o corpo humano pode causar lesões aos tecidos e aos órgão de maneira direta ou indireta. O Clostridium tetani vive no meio ambiente e produz esporos para poder sobreviver em condições adversas. Quando o C. tetani entra no corpo, como resultado de uma laceração ou feridas, os esporos germinam e produzem uma toxina. A toxina do C. tetani paralisa os músculos, condição que se conhece como tétano. Já existe uma vacina para prevenir o tétano.

Outras pessoas estão lendo

Infecções bacterianas

As bactérias que entram no corpo e que causam doenças são patógenas; estas podem causar doenças diretamente ao destruir os tecidos à medida em que se reproduzem e se movem no interior do corpo. Elas podem causar doenças indiretamente quando a resposta do sistema imunitário provoca a destruição de tecidos, ou quando os subprodutos do metabolismo geram a destruição do tecido ou doença.

Infecção por Clostridium tetani
Cultivo de bactérias (Bacteria Colonies image by ggw from Fotolia.com)

Clostridium tetani

O C. tetani é uma espécie de bactéria que se encontra em todas as partes do meio ambiente, particularmente na terra e no solo. Estas bactérias são anaeróbicas, ou seja, são bactérias que não utilizam oxigênio. Em presença de oxigênio ou de qualquer outro tipo de fator estressante (como em condições secas), a bactéria C. tetani forma esporos. Os esporos são cascas duras ao redor da bactéria que a mantém a salvo. Quando os esporos entram no corpo através de uma ferida profunda, as condições internas do corpo são perfeitas para que germinem e se multiplique

Infecção por Clostridium tetani
O Clostridium tetani é uma espécie de bactéria que se encontra em todas as partes no meio ambiente (pollution environment image by likhasit from Fotolia.com)

Tétano

Ao se reproduzir dentro do corpo humano, a bactéria C. tetani produz uma toxina. Ela atua sobre as terminações nervosas que chegam aos músculos, fazendo com que estes se contraiam e se mantenham assim -- uma condição chamada tétano. As vítimas desta doença são incapazes de abrir a mandíbula apropriadamente, já que os músculos que a mantém fechada são contraídos pela toxina. O tétano não tratado afeta todos os músculos do corpo, incluído os músculos que ajudam na respiração. Ao final, pode levar à óbito.

Infecção por Clostridium tetani
Cultivo de bactérias (bacteria, image by chrisharvey from Fotolia.com)

Tratamento e prevenção

O tratamento do tétano inclui a administração de uma antitoxina para combater os efeitos de qualquer toxina no corpo. Os antibióticos também servem para destruir a bactéria e deter a produção de uma nova toxina. O paciente pode ser posto em respiração artificial se os músculos que ajudam a respiração estiverem comprometidos. Para prevenção do tétano, existe uma vacina disponível. A vacina contém um toxoide, uma versão atenuada da toxina. As feridas por punção e laceração deveriam ser lavadas com água e sabão para eliminar qualquer bactéria que possa germinar dentro da ferida. Se a vacina não foi administrada nos últimos dez anos desde a ferida, pode-se administrar um reforço da vacina.

Infecção por Clostridium tetani
Se a vacina não tiver sido administrada nos últimos dez anos desde a ferida, é preciso administrar um reforço da vacina (Vaccine image by Allyson Kitts from Fotolia.com)

Otras infecções por Clostridium

A bactéria Clostridium perfringens produz uma toxina que provoca gangrena caseosa no lugar da infecção. O Clostridium botulinum é a bactéria responsável do botulismo, uma doença paralisante que resulta da ingestão das esporas de C. botulinum ou da toxina nos alimentos. As bactérias de C. difficile são um problema sério de saúde, onde os paciente tratados com antibióticos fortes perdem a flora intestinal normal. O C. difficile invade então o intestino, causando diarreia sanguinolenta e inflamação do cólon.

Infecção por Clostridium tetani
As bactérias de C. difficile são um problema sério de saúde (antibiotic image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível