Informações sobre células

Escrito por charles calmbacher | Traduzido por ritaciro cavalcante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre células
As células são a base de qualquer ser vivo (Infected Cell image by chrisharvey from Fotolia.com)

As células representam a unidade de construção mais básica de organismos vivos. Alguns seres são unicelulares, enquanto outros evoluíram para multicelulares, como plantas e animais. As células mais primitivas, as procariontes, são unicelulares. As mais complexas, as eucariontes, podem ser unicelulares, ou multicelulares ou mesmo coloniais. Procariontes e eucariontes também exibem diferenças na estrutura celular e em sua organização interna.

Outras pessoas estão lendo

Fatos sobre as células

A célula é a menor unidade viva. Algumas vivem como organismos unicelulares e outras servem como partes de organismos multicelulares. Todas derivam de células já existentes. Elas geralmente são independentes e autossuficientes. Cada célula é capaz de absorver nutrientes, convertê-los em energia, executar tarefas especiais e reproduzir-se. Elas guardam dentro de si toda a informação necessária para cumprir todas suas tarefas de forma independente. Todas as células respondem a estímulos internos e externos, como níveis de nutrientes, luz e temperatura.

Os tipos de células

As células são divididas em dois tipos: procariontes e eucariontes. As células procarióticas não contam com uma membrana nuclear bem definida. O nome procarionte significa: "antes" (pro-) do núcleo, ou "karyon" ("noz" em grego). A célula eucarionte tem um núcleo bem definido, ou verdadeiro (eu-). Células procarióticas são mais primitivas dos que as eucarióticas. Os organismos procarióticos são unicelulares, como arqueias e bactérias. As células eucarióticas existem como organismos unicelulares, pluricelulares ou coloniais.

Células procarióticas

As células procarióticas são reconhecíveis porque não têm uma membrana nuclear ou organelas cobertas por membranas. As funções metabólicas da célula são feitas pela membrana plasmática. A célula procariótica geralmente tem uma parede celular. A parede celular da bactéria (Eubactera) contém peptidoglicano, enquanto que a da arqueia não contém. Os procariontes têm seu material genético, o ácido desoxirribonucleico (DNA), disperso pelo citoplasma. O DNA procariótico é arrumado em uma simples configuração circular. As células procarióticas se reproduzem por fissão binária. Elas replicam o material genético e dividem-se em duas células-filhas. Isso limita a diversidade genética e faz com que as gerações de células permaneçam iguais.

Células eucarióticas

As células eucarióticas são aquelas que têm um verdadeiro ("eu") núcleo ("karyon"). O núcleo da célula eucariótica, que contém o material genético, é separado do citoplasma por uma membrana discreta, a membrana nuclear. O DNA de eucariontes é disposto linearmente em filamentos de pares de cromossomos. O citoplasma de eucariontes contém organelas que também são ligadas por membranas. As mitocôndrias e cloroplastos são organelas que possuem as funções de conversão de energia e do metabolismo da célula. Essas organelas são involucradas em diferentes membranas endoplasmáticas. Os cloroplastos são vistos somente em eucariontes que realizam fotossíntese. Os cloroplastos e as mitocôndrias contêm seu próprio DNA. Isso levou a biólogos celulares a acreditarem que essas organelas evoluíram a partir de procariontes simbióticas que se associaram com as células eucarióticas no início da evolução dos eucariontes. Outras organelas contidas em membranas incluem o aparelho de Golgi, retículo endoplasmático, lisossomos, e vesículas que cumprem diversas funções do metabolismo e armazenamento de energia. As células eucarióticas podem se reproduzir por mitose (divisão binária que produz células-filhas idênticas) ou por meiose (reprodução sexual). A meiose ocorre quando fitas individuais de cromossomos emparelhados dividem-se em cadeias individuais para doar metade da informação genética da célula-mãe.

Tipos de eucariontes

As células eucarióticas podem ser divididas em células vegetais ou animais. As vegetais normalmente têm uma parede no exterior da membrana celular que as células animais não têm. As plantas fotossintéticas têm cloroplastos em seu citoplasma, enquanto as células animais não têm essas organelas. As células eucarióticas podem ser encontradas como organismos individuais, coloniais associados, ou como multicelulares. Elas podem especializar-se em organismos multicelulares para formar tecidos e órgãos com estrutura e função específicas. Os seres eucariontes são geralmente maiores do que procariontes. Estes têm um diâmetro que varia de 10 mícrons a 1 mm, comparado à faixa de 1 a 10 mícrons dos procariontes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível