Informações sobre cistos líquidos no cérebro

Escrito por jim orrill | Traduzido por mari mieko
Informações sobre cistos líquidos no cérebro

Muitos cistos cerebrais nunca induzem sintomas e os poucos que induzem exigem intervenção cirúrgica

Röntgenbild image by Marem from Fotolia.com

Os cistos cerebrais são sacos cheios de fluídos e outros detritos orgânicos. A maioria deles pode ser classificada em cinco tipos básicos, dependendo de sua localização e composição. Eles não são tumores e muitas pessoas nunca apresentam sintomas. Entretanto, cistos que crescem constantemente podem causar dores de cabeça, tonturas e, em casos extremos, morte súbita. Eles são frequentemente detectados por meio da ressonância magnética ou tomografia computadorizada, após um paciente se queixar de sintomas.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Quase todos os cistos cerebrais se formam durante o desenvolvimento fetal. O cisto aracnoide é o tipo mais comum e contém líquido cefalorraquidiano. Já o cisto coloide se forma durante o desenvolvimento embrionário do sistema nervoso central, enquanto o cisto dermoide e epidermoide se formam durante o desenvolvimento da pele. Eles podem conter cartilagem, glândulas sebáceas, e, no caso de cisto dermoide, folículos pilosos. O cisto pineal é o tipo mais intrigante para os pesquisadores, os quais ainda não entenderam como ou quando ele se forma.

Localizações

Os cistos aracnoideos estão localizados no interior da membrana que cobre o cérebro e a medula espinhal. Já os cistos coloides estão localizados no centro do cérebro, o que torna extremamente perigosa sua remoção cirúrgica completa. Os cistos pineais são encontrados aninhados ao lado da glândula pineal, enquanto os cistos dermoides e epidermoides podem ser encontrados tanto no cérebro quanto na coluna vertebral.

Pacientes

Cistos aracnoides, na maioria das vezes, afligem crianças e adolescentes, sendo que o sexo masculino tem quatro vezes mais probabilidade de ser atingido do que o sexo feminino. Geralmente, os cistos dermoides também desencadeiam sintomas na infância, afligindo crianças menores de dez anos. Por outro lado, os adultos de meia-idade são mais propensos a sofrer os seus sintomas. Os cistos coloides geralmente afligem adultos, enquanto que os cistos pineais podem afligir qualquer faixa etária, não mostrando nenhuma tendência a desencadear sintomas entre qualquer grupo demográfico específico.

Sintomas e complicações

Cistos cerebrais podem provocar dores de cabeça, febre e tonturas. O paciente também pode ter crises de náuseas e vômitos. Em casos particularmente graves, a pessoa atingida morre de repente, sem experimentar nenhum sintoma prévio. A ruptura de um cisto pode ser particularmente perigosa, já que o derramamento do seu conteúdo no cérebro pode causar meningite. Já o seu crescimento pode causar hidrocefalia, uma condição em que o bloqueio impede o fluxo normal do fluido através do cérebro, acumulando-o a níveis perigosos.

Tratamentos

A extração cirúrgica é o tratamento mais comum para os cistos dermoides e epidermoide, mas a localização dos cistos aracnoides e coloides torna os procedimentos invasivos particularmente arriscados. Os tratamentos alternativos consistem na drenagem do cisto, deixando suas paredes intactas, ou na implantação de um desvio para redirecionar o fluido. Quando um cisto no cérebro é descoberto e não apresenta sintomas, quase sempre seu crescimento é monitorado e nenhuma intervenção é realizada.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media