Informações sobre o desenvolvimento de coordenação motora fina

Escrito por jackie lohrey | Traduzido por marisa mangrum
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre o desenvolvimento de  coordenação motora fina
Promova o desenvolvimento da coordenação motora fina com atividades e brinquedos apropriados para a idade (Pencils on a table in a children's room image by terex from Fotolia.com)

A coordenação motora fina envolve os movimentos pequenos dos músculos da mão, associados com manipulação e controle, como pegar e segurar objetos, e coordenação de mão e olho necessária para controlar esses movimentos. Já que essas habilidades desenvolvem-se com o tempo e formam uma base para independência e aprendizado que é mais avançado, é importante para os pais e responsáveis entenderem o processo de desenvolvimento de coordenação motora fina e obter informação sobre como promover habilidades de coordenação motora fina.

Outras pessoas estão lendo

Referências

Embora as crianças desenvolvam e dominem a coordenação motora fina individualmente, você pode usar comportamentos de referência ao observar o progresso de seu filho. Os comportamentos de referência referem-se à habilidades de um certo grupo de idade, do nascimento aos cinco anos de idade. As características dos comportamentos de referência, de acordo com a idade, incluem:

Um ano -- As crianças, geralmente, são boas em tirar as coisas do lugar, desmontá-las e derrubá-las, mas não tão boas em colocá-las de volta ou montá-las. Elas conseguem segurar, sacudir e transferir objetos pequenos de uma mão para outra e segurar um giz de cera o suficiente para rabiscar no papel.

Dois anos -- As crianças conseguem distinguir formatos e colocar círculos, quadrados e triângulos em seus devidos lugares em um divisor de formatos. Elas começam a usar dois dedos para pegar objetos e segurar uma colher bem o suficiente para alimentarem- se sozinhas. Elas tornam-se mais proficientes com um giz de cera e podem começar a preferir a mão direita ou esquerda.

Três anos -- Uma criança de três anos pode montar um quebra cabeça, cordões de miçangas e reconhecer formatos mais complexos, como um octógono, estrela e retângulo. Quando desenham, elas começam a copiar formatos como uma cruz ou quadrado e conseguem segurar e manipular tesouras.

Quatro anos -- Aos quatro anos, a criança começa a dominar as habilidades que possibilitam a independência, como abotoar e vestir-se sozinhas. Elas conseguem copiar a maioria das letras e formatos de forma legível, como um boneco de traços. Torna-se mais fácil para uma criança de quatro anos usar uma tesoura e elas podem geralmente seguir um traçado ao cortar papéis.

Cinco anos -- Aos cinco anos de idade, uma criança pode copiar seu nome e escrever números simples. Ela consegue colorir dentro das linhas, cortar formatos usando uma tesoura e colar objetos. Com auxílio, ela pode amarrar seus próprios sapatos e fechar o zíper de uma jaqueta.

Ambiente

O ambiente requerido para o desenvolvimento da coordenação motora fina geralmente exige envolvimento dos pais, especialmente em atividades relacionadas a artesanatos, como colorir, recortar e usar cola. As crianças sempre aprenderão melhor se estiverem interessadas, então desligue a televisão, providencie uma variedade de objetos e atividades apropriados para a idade e observe para ver o que interessa o seu filho. Ainda que seja difícil às vezes, permita à criança a oportunidade de errar e experimentar o orgulho de "fazer certo".

Atividades

Incorpore o aprendizado na diversão diária. Além de atividades estruturadas de aprendizado, como desenhar e artesanato, quebra-cabeças, colorir e usar separador de formatos ou blocos de montar, introduza atividades educativas "disfarçadas" que ajudem a desenvolver a coordenação motora fina de modo mais sutil. Em uma caixa de areia infantil, coloque uma variedade de utensílios como xícaras, assadeiras e pinças, além dos básicos, balde e pá. Coloque roupas velhas, com diferentes fechos, em uma caixa grande, para brincarem de vestir-se. Inclua fechos como velcro, zíperes, botões pequenos e grandes e cintos, para crianças mais velhas. Deixe que as crianças mais velhas pratiquem sua coordenação motora fina ao representar suas atividades diárias. Quando estiver selecionando sua correspondência, deixe seu filho abrir as cartas que não são importantes; ao cozinhar deixe-o acrescentar ingredientes simples e misturar; ao dobrar roupas, deixe-o dobrar toalhas pequenas e agrupar as meias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível