Informações sobre vacina contra bordetella para cães

Escrito por alexandra haller | Traduzido por bruna biagioli
Informações sobre vacina contra bordetella para cães

Vacinas contra bordetella cuidam da tosse canina

Comstock/Comstock/Getty Images

A vacina contra bordetella é aplicada em cães para prevenir a tosse canina. Ela é recomendada caso seu cão vá se socializar com outros. A tosse canina raramente leva à morte, mas a vacina pode prevenir infestações da infecção e diminuir a preocupação dos donos. Ela é aplicada de duas maneiras e geralmente é agrupada com outras vacinas em múltiplas doses ao longo do tempo para aumentar gradativamente a imunidade do seu cão. Uma pequena margem de pessoas afirma que a vacina é usada em demasia e que é até prejudicial para os cães.

Outras pessoas estão lendo

Função

Comstock/Comstock/Getty Images

A tosse canina provém de uma bactéria que se espalha pelo ar e infecta cães que estão em próximos a outros cães. O nome científico é Bordetella bronchiseptica, mas é normalmente referido como uma tosse, pois soa semelhante a coqueluche. É uma tosse seca, onde seu cão parece estar constantemente tentando limpar a garganta, e pode durar até um mês. Enquanto seu cão parece estar saudável, esta condição pode deixar os donos preocupados. Se seu cão não foi vacinado, você irá precisar consultar um veterinário para prescrever antibióticos até que seu cão esteja curado. Nesse meio tempo, você precisará colocar seu cão em quarentena, longe de outros cães, para não espalhar a infecção.

Significado

Comstock/Comstock/Getty Images

Seu cão precisará provar que foi vacinado contra a tosse canina se ele for se misturar com outras populações de cães. A maioria das aulas de adestramento de filhotes exige comprovante de vacinação. Se você vai colocar seu cão em um canil, ele precisa da vacina. Se você possui um cão de exposição, você definitivamente também precisará da vacina, pois ele estará frequentemente em contato com outros tipos de cães. Lembre-se que a vacina pode demorar de quatro a seis dias para fazer efeito, então, vacine-o pelo menos uma semana antes de apresentá-lo a outros cães.

Maneiras de administrar

Comstock/Comstock/Getty Images

O veterinário irá aplicar a vacina em forma de gotas que vão para o nariz do seu cão. Isso deve fornecer imunidade por possivelmente um ano e depois deve ser aplicada novamente. O benefício desse método nasal é que a vacina vai direto para onde a infecção começa. Alguns efeitos colaterais imediatos seriam espirro ou descargas nasais enquanto o cão acostuma-se com o que foi introduzido em seu nariz. Para cães que não deixam os veterinários chegarem perto de seus rostos, a opção é a injeção. Quando a vacina contra bordetella é aplicada dessa maneira, é geralmente combinada como reforço com outras vacinas, levando cerca de um mês para construir a imunidade.

Advertências

Comstock/Comstock/Getty Images

Os efeitos colaterais da vacina contra bordetella incluem dor no local da injeção (similar à injeção dos humanos), urticária, náuseas, diarreia ou até mesmo a morte. Algumas pessoas acham que vacinas causam inflamação desnecessária no local da injeção, e que essa inflamação é a maior causa de câncer em cães. No entanto, muitas pessoas acreditam que se seu cão irá passar qualquer período com outros cães, a vacina é necessária.

Teorias/Especulação

Comstock/Comstock/Getty Images

Como todas as vacinas, a vacina contra bordetella contém uma fraca dose de bordetella bronchiseptica. O prpósito de qualquer vacina é introduzir no corpo uma versão enfraquecida da doença e ensiná-lo a como afastar a bactéria. No futuro, quando o sistema do seu cão enfrentar uma versão mais forte da bordetella, ele estará apto a afastá-la e se manter saudável. Algumas pessoas afirmam que a vacina é muito prejudicial porque pensam que é muito forte para os cães. Elas argumentam que os cães saudáveis adquirem quantidades da bactéria que são fortes demais para que o sistema imunológico as ataquem, tornando o cão doente, e em alguns casos, levando à morte.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media