Como informar uma gravidez ao empregador

Escrito por virginia vickery | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como informar uma gravidez ao empregador
Saber que você está esperando um bebê é uma alegria (Photo by Hagit)

Saber que você está esperando um bebê é uma alegria. Entretanto, também pode causar muita ansiedade e, uma grande fonte dessa ansiedade é como dizer ao seu patrão que você está grávida. Os empregadores não podem discriminar, devido à gravidez, mas isso não significa que a noticia será bem recebida.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pesquise a política da empresa sobre gravidez e licença maternidade. É importante conhecer os seus direitos antes de informar ao chefe sobre sua gravidez. A legislação especifica determina o tempo as outras regras sobre a licença maternidade, independente do número de empregados que a empresa possui e podem haver outros benefícios proporcionados por empresas maiores. Essa informação estará disponível através de seu departamento de recursos humanos. Também pode haver alguma informação no manual que algumas empresas entregam aos funcionários novos.

  2. 2

    O tempo de duração da licença maternidade é determinado por lei, porém algumas gestantes têm a possibilidade de acrescentar o período de férias não gozadas ao término de sua licença. Converse com o departamento de recursos humanos da empresa para saber qual a sua situação.

  3. 3

    Considere o melhor momento para dizer ao seu patrão que está grávida. Se estiver terminando um projeto grande, talvez seja melhor esperar até a sua conclusão para informar. Isso irá evitar qualquer preocupação desnecessária para o seu chefe. Se estiver esperando um comentário ou promoção para breve e acha que a notícia pode influenciar, talvez seja melhor até que isso tenha acontecido. Por outro lado, você pode querer considerar e contar ao seu patrão, logo que possível, especialmente se houverem atribuições que não possa mais realizar.

  4. 4

    Pense em suas funções e em como elas serão realizadas quando você estiver ausente em licença maternidade. Você não tem que ter um plano imutável definido. Seu chefe pode querer discutir os planos para o seu setor com você antes de selar o acordo. No entanto, se tiver algumas ideias sobre a maneira de alcançar os resultados enquanto você estiver fora isso mostrará ao seu chefe que você se preocupa com o seu emprego.

  5. 5

    Agende um horário para se reunir com o seu chefe. Não é uma boa ideia apenas entrar em sua sala e anunciar a novidade. Ele pode estar ao telefone em uma ligação importante ou se preparando para uma reunião. Se o seu chefe estiver distraído, pode não reagir bem à notícia, mesmo se estiver feliz por você. A reunião agendada com o seu chefe garantirá que você terá toda sua atenção.

  6. 6

    Seja otimista quando compartilhar a boa notícia. Não aja com culpa ou peça desculpas porque estará ausente do trabalho. Esse é um momento feliz em sua vida e você não tem de que se envergonhar ou se sentir culpada. Com isso em mente, ainda é importante manter-se profissional. Seu supervisor provavelmente terá perguntas para lhe fazer sobre o seu período de ausência e mesmo se pretende voltar a trabalhar. Certifique-se de que está preparada para responder a essas perguntas.

  7. 7

    Documente por escrito a sua conversa com o chefe, escrevendo lhe uma carta com os detalhes discutidos e mantenha uma cópia em seus registros. Certifique-se de incluir todas as datas discutidas, tais como uma data de início e de término, bem como data para férias, se for o caso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível