Os ingredientes do chiclete sem açúcar

Escrito por althea thompson | Traduzido por lucas gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os ingredientes do chiclete sem açúcar
O chiclete sem açúcar tornou-se uma forma popular sem calorias para quem gosta de mascar (man with gum image by Alexander Zhiltsov from Fotolia.com)

Um rápido olhar no caixa de qualquer supermercado irá mostrar-lhe quantas opções existem para chiclete sem açúcar. Nos dias de hoje, as pessoas estão controlando as calorias e optando por produtos sem açúcar e, portanto, livre de calorias. No entanto, os ingredientes encontrados nesses produtos não são bem conhecidos. Apesar de não serem engolidos, seus ingredientes espalham-se rapidamente através do corpo. É preciso saber o que você está consumindo quando você mastiga chiclete sem açúcar e o efeito que isso tem sobre a sua saúde.

Outras pessoas estão lendo

Xilitol

Entre os ingredientes no chiclete sem açúcar está o xilitol. É um adoçante natural encontrado em plantas, árvores, frutas e legumes. Há muitos benefícios neste adoçante. Xilitol reduz as cáries naqueles que mascam chiclete sem açúcar, dificulta a aderência de bactérias aos dentes, reduzindo a cárie dentária e a placa que causa o mau hálito. Ele também ajuda na redução de infecções de ouvido. É um adoçante saudável e natural utilizado em outros alimentos. As mulheres grávidas usam xilitol quando elas têm faringite, para não passar para o bebê. Os médicos recomendaram essa substância para diabéticos, porque não tem nenhum efeito sobre os níveis de açúcar no sangue. Nossos corpos naturalmente produzem até 15 gramas de xilitol todo dia, então, não é um elemento estranho ao corpo.

Sorbitol

O sorbitol é um ingrediente polêmico à base de álcool encontrado no chiclete sem açúcar. É um laxante natural de frutas, como peras e ameixas. Algumas pesquisas afirmaram que Sorbitol pode ser a causa de uma doença chamada Síndrome do Intestino Irritável. Devido ao seu efeito laxante, ele pode causar diarreia, inchaço e dores de estômago. O intestino delgado não digere sorbitol, o que causa os sintomas da síndrome. Na verdade, muitos pacotes de chiclete sem açúcar tem um alerta sobre os efeitos laxantes do consumo excessivo dele. A maioria das pessoas não sente os efeitos do Sorbitol se consumido com moderação.

Aspartame

O aspartame é um edulcorante artificial feito a partir de ácido aspártico. Ele aparece no chiclete sem açúcar como um adoçante sem calorias. O aspartame foi autorizado pela primeira vez no mercado dos Estados Unidos em 1974. Ele não só aparece no chiclete sem açúcar, mas em bebidas, sobremesas e doces. O ingrediente está sob escrutínio há anos por ser tóxico, por causar tumores cerebrais, epilepsia, esclerose múltipla, doença de Parkinson, doença de Alzheimer e lúpus. O debate está em curso, mas a Comissão Administrativa de Alimentos e Medicamentos dos EUA aprovou o aspartame afirmando: "Poucos compostos têm resistido a testes tão detalhados e exames minuciosos e repetidos, e o processo através do qual o aspartame passou deve fornecer ao público confiança adicional de sua segurança."

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível