Insetos que se parecem com a abelha mamangava

Escrito por kimberly sharpe Google | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Insetos que se parecem com a abelha mamangava
As mamangavas ajudam a polinizar as flores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As abelhas mamangava têm um propósito valioso para o ecossistema. Elas polinizam as flores e oferecem um fonte limitada de mel feito com o néctar das flores. Elas são agressivas por natureza e e irão prontamente defender a colmeia e a si mesmas se forem perturbadas. Diversos insetos, como a abelha carpinteira, a abelha Apis, a abelha Osmia e a vespa se parecem com a mamangava, mas não apresentam o mesmo comportamento violento.

Outras pessoas estão lendo

Abelha Osmia

A abelha de pomar Osmia não apresenta a natureza violenta da mamangava. Ela tem a habilidade de dar uma ferroada se for provocada ou machucada. Essa abelha é beneficial e ativamente poliniza uma variedade de árvores frutíferas. Elas podem fixar residência em telhados, buracos de pregos e outras aberturas estruturais. Elas não causam nenhum dano ao prédio e só estão em busca da segurança que ele oferece. Se o dono da casa não quer que as abelhas vivam na estrutura, ele deve fechar as aberturas com cimento ou massa de vidraceiro. Essa abelha de pelagem leve tem o corpo ligeiramente menor que o da mamangava, mas com uma aparência mais firme e arredondada, que lembra a da abelha maior. O corpo da abelha Osmia é preto e lustroso.

Abelha carpinteira

As abelhas carpinteiras são muito parecidas com as mamangavas. Para distinguir as duas espécies, você precisa olha o abdômen superior da abelha, que irá ser liso com coloração preto na abelha carpinteira, enquanto a mamangava apresenta um abdômen preto e dourado com pelos. A abelha carpinteira causa estragos nas estruturas que habita, fazendo tuneis na madeira, enquanto a mamangava faz seu ninho no chão. A abelha carpinteira é uma ameaça para madeiras apodrecendo ou sem pintura. A fêmea da abelha carpinteira irá proteger o ninho se sentir-se ameaçada.

Abelha Apis (a mais comum, produtora de mel)

A coloração dourada e preta da Apis faz com que ela se pareça com a mamangava. As Apis passam seu tempo coletando o pólen e o néctar das flores, assim como a mamangava. Somente a fêmea da Apis tem a capacidade de dar ferroadas, mas elas raramente o fazem, a não ser que sejam ameaçadas ou estejam protegendo a colmeia. As abelhas Apis ajudam a polinizar as flores. Elas vivem em colônias. Dentro da colmeia, as abelhas Apis produzem o mel como fonte de alimento para os meses de inverno.

Vespa ou marimbondo

A vespa se parece com a mamangava, já que possui a mesma coloração. As vespas, no entanto, têm um corpo mais fino e sem nenhuma pelagem. As vespas se alimentas de outros insetos e não bebem o néctar das flores, ao contrário das abelhas mamangava. Algumas espécies de vespas vivem em colônias, enquanto outras são animais solitários que vivem em buracos no chão ou em cavidades na madeira. Excesso de lixo e de fontes de alimento ao ar livre podem atrais as vespas, ao contrário das mamangavas, que não apresentam nenhum interesse por esses materiais. As vespas podem dar ferroadas quando ameaçadas.

As vespas têm uma preferência por frequentarem áreas habitadas por humanos. As vespas oferecem benefícios para o meio ambiente, já que consomem insetos que são pragas comuns em jardins.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível