Instruções para jogar Clue Jr.

Escrito por laura swisher | Traduzido por elisa silva
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Instruções para jogar Clue Jr.
Junte as crianças para uma noite de jogo divertida (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

O Clue Jr. é uma versão infantil de Clue, um jogo de detetive para adultos, desenvolvida pelos irmãos Parker em 1994. Ele foi feito para se jogar por de duas a quatro crianças de cinco a sete anos. Nele, os jogadores se movem por uma mansão, descobrindo pistas e aprendendo a usar o processo de eliminação para resolver o mistério da criança e seu animal desaparecidos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Jogo Clue Jr.
  • 4 cartas do jogo
  • 4 peças
  • Caderno do detetive
  • Lápis para cada jogador

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Instruções

    Organizando

  1. 1

    Abra a embalagem do jogo ao deslizar a tranca amarela.

  2. 2

    Confira se a porta azul relevadora de pistas está fechada.

  3. 3

    Ponha as quatro cartas na embalagem em qualquer ordem. O mistério do topo vai ser a carta do jogo atual.

  4. 4

    Providencie a cada criança uma folha do caderno do detetive e um lápis. Depois, cada uma deve escolher uma peça.

  5. 5

    Ponha cada peça na cada do "Início" que corresponde a cor do jogador.

    Jogando

  1. 1

    Comece cada turno ao girar a roleta de números e mover a peça do jogador pela mesma quantidade de espaços, em qualquer direção, como indicado pela roleta. Se ela parar na lupa, o jogador poder se mover para qualquer fechadura no tabuleiro que já não esteja ocupada por outro jogador.

  2. 2

    Complete o turno realizando as ações necessárias. Se um jogador termina na passagem secreta da escada, ele precisa se mover através dela e pode sair do outro lado. Se um jogador terminar em um tapete do lado de fora de uma sala, ele pode colocar sua peça na fechadura e abrir a porta.

  3. 3

    Abra salas diferentes ao terminar nas casas de tapete e colocar sua peça na fechadura para ver o que tem dentro de cada uma.

  4. 4

    Anote no caderno o que ver nas salas e que crianças e animais de estimação viu dentro delas.

  5. 5

    Fique na fechadura até seu próximo turno. Quando for seu turno novamente, remova sua peça da fechadura e coloque no tapete, então gire. Não conte a casa do tapete como parte do movimento.

    Resolvendo o mistério

  1. 1

    Use seu turno para anunciar que você quer resolver o mistério quando você tiver visto todas as crianças, animais e salas, menos um de cada.

  2. 2

    Declare qual criança você acha que está se escondendo em qual sala e com qual animal.

  3. 3

    Deslize a porta azul relevadora para checar seu palpite, escondendo a resposta dos outros jogadores.

  4. 4

    Diga se você estava certo ou errado. Se você estiver certo, você ganhou o jogo. Se errou, então os outros jogadores continuam até que algum deles resolva o mistério corretamente.

Dicas & Advertências

  • Se você não tem uma cópia do caderno do detetive, simplesmente liste todas as seis saladas da mansão, seis personagens e seus animais de estimação em um pedaço de papel para as crianças usarem.
  • Note que cada lado do jogo de quatro cartas tem um mistério para dezesseis possíveis jogos.
  • Se a casa que você caiu já está ocupada, mova para o espaço mais próximo.
  • A criança mais nova deve jogar primeiro, continuando com a criança a sua esquerda.
  • Se você terminar em tapete e o movimento do próximo jogador é uma fechadura, espere até seu próximo turno e sem girar, ponha sua peça na fechadura não ocupada e entre na sala, qualificando como seu turno.
  • Você não tem que terminar em um tapete pelo número exato. Por exemplo, se você tirar um 3, mas só precisa de um 2 para terminar em um tapete, você pode parar no espaço dele ao invés de mover todos os três espaços.
  • Não deixe os jogadores verem o que está atrás de cada porta enquanto você a abre e mantenha suas notas secretas dos outros jogadores.
  • Você pode abrir uma porta quantas vezes quiser enquanto sua peça estiver na fechadura para checar que observou todas as informações nela corretamente.

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