Como a insuficiência cardíaca congestiva leva a um desequilíbrio de ácido e base?

Escrito por amber keefer | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a insuficiência cardíaca congestiva leva a um desequilíbrio de ácido e base?
Milhares de pessoas no mundo sofrem de insuficiência cardíaca congestiva (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Função renal comprometida

As estatísticas publicadas pela American Heart Association mostram que cerca de 5 milhões de americanos sofrem de insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Ela ocorre quando o coração não consegue bombear sangue oxigenado suficiente para as diversas partes do corpo. Quando o coração não consegue fornecer sangue e oxigênio adequado para o resto do corpo, o volume sanguíneo dentro do coração aumenta. O corpo começa a reter líquidos e sódio à medida que a pressão sanguínea sistêmica e o fluxo sanguíneo renal são reduzidos. Isto faz com que seja difícil para os rins manter o equilíbrio correto de eletrólitos e água no corpo. Se não for corrigido, os fluidos podem se acumular e a condição pode levar à insuficiência renal ou cardíaca.

Desequilíbrio de eletrólitos

A retenção de líquidos é um dos principais sintomas de ICC, uma vez que eletrólitos no corpo são essenciais para manter o equilíbrio de fluidos. A homeostase é o equilíbrio de fluidos e eletrólitos que o corpo humano precisa para funcionar. Os processos metabólicos corporais devem manter o equilíbrio do pH de modo que o sangue possa liberar uma quantidade suficiente de oxigênio para os tecidos e órgãos em todo o corpo. No entanto, a insuficiência cardíaca congestiva impede a reabsorção de sódio e potássio. Uma vez que mais sódio leva a um aumento da retenção de líquidos nos tecidos corporais, alterações no equilíbrio ácido-básico são sintomas comuns de insuficiência cardíaca. O acúmulo de água, cloreto de sódio e potássio prejudica o metabolismo celular, de modo que o corpo não funciona adequadamente.

Equilíbrio ácido-básico

O equilíbrio ácido-básico é a regulação dos fluidos corporais em um pH normal do sangue arterial. Qualquer ruptura afeta o volume de fluido e a concentração de eletrólitos no corpo. Os desequilíbrios resultam de falhas respiratórias ou metabólicas, as quais podem afetar a taxa de absorção de sódio, potássio, magnésio e cálcio pelo corpo. A insuficiência cardíaca congestiva leva a uma incapacidade do corpo de regular o sódio necessário para manter o equilíbrio de fluidos. Quando o volume de fluido corporal é alterado, a correspondente alteração no volume sanguíneo pode afetar a quantidade de sódio excretado pelo corpo. Um débito cardíaco insuficiente também pode criar uma deficiência de potássio no corpo. A hipocalcemia é um distúrbio metabólico associado a baixos níveis de potássio em circulação no sangue. O equilíbrio correto de potássio é necessário para que nervos e células musculares funcionem. Além disso, a privação de sódio e potássio nas células causa um aumento da retenção de fluidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível