Como intepretar desenhos de árvores

Escrito por samantha volz | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como intepretar desenhos de árvores
O desenho de uma árvore pode dizer muito acerca de uma pessoa (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

O indicador para "desenhar uma árvore" pode parecer mais natural em uma aula de arte do jardim de infância do que no escritório de um psicólogo; no entanto, de acordo com uma pesquisa psicológica, você pode aprender muito sobre uma pessoa pela forma como ela desenha uma árvore. Com dez minutos e sem qualquer instruções a não ser "desenhe uma árvore," as pessoas vão criar uma grande variedade de imagens. O tamanho, a forma, a disposição e as decorações dos desenhos de árvores podem fornecer informação suficiente para compreender a personalidade de quem está desenhando. Entender o que cada característica do desenho de uma árvore representa pode ser um grande quebra-gelo em relação a novos amigos, ou mesmo uma maneira de conhecer ainda melhor os seus velhos amigos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel em branco
  • Caneta ou lápis
  • Lápis de cor ou giz de cera

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Olhe o quão grande a árvore é em relação ao papel. Se a árvore for relativamente pequena, o artista é econômico e cuidadoso com o tempo e dinheiro. Se for grande e ocupar a maioria do papel, a pessoa é muito generosa e tende a enfrentar mais do que pode controlar.

  2. 2

    Verifique o posicionamento da árvore sobre o papel. Se a árvore estiver localizada na parte superior da página, o artista é independente e valoriza a liberdade criativa. Quando estiver na parte inferior do papel, a árvore representa uma pessoa prática e sensível. Uma árvore no centro significa que a pessoa é bem organizada, enquanto que uma na diagonal da página indica uma pessoa de mente aberta.

  3. 3

    Estude o contorno e os detalhes da árvore. Linhas fortes, certas e grossas indicam autoconfiança e agressividade, enquanto que linhas levemente esboçadas indicam gentileza e uma pessoa que tenta se misturar. Se a árvore apresenta muitos detalhes (como folhas e galhos), o artista tende a mergulhar completamente nos detalhes de um projeto, enquanto que poucos detalhes indicam que a pessoa prefere olhar para o quadro geral.

  4. 4

    Observe o sombreamento ao redor da árvore. Uma árvore sombreada indica seriedade e compromisso, enquanto que uma sem sombra implica uma personalidade descontraída. Se apenas uma parte da árvore estiver sombreada, o artista pode estar preocupado com um único aspecto de sua vida. Um tronco sombreado refere-se à preocupação com algo em casa, enquanto uma copa sombreada indica preocupações acerca do futuro. A presença de raízes indica que o artista coloca uma ênfase importante no passado, e que isso influencia a sua vida diária. Se as raízes estiverem sombreadas, ele pode ter preocupações ou problemas em seu passado. Uma árvore sem raízes indica que o artista é forte e confiante no que é hoje.

  5. 5

    Olhe para a forma da árvore. Uma árvore alta ou um com um topo pontudo indica uma pessoa com visão de futuro, com metas elevadas, enquanto que uma árvore pequena diz que o artista está satisfeito com sua situação atual. Uma árvore de grande porte indica uma personalidade muito protetora; uma árvore curvada simboliza inquietação e energia.

  6. 6

    Veja que tipo de base foi elaborada para a árvore. Se a árvore estiver flutuando no ar, sem uma base, ou se a árvore tiver sido desenhada em um vaso, a pessoa é espontânea e facilmente adaptável. Uma árvore no solo indica a necessidade de planejar e sentir-se seguro. Uma linha suave do chão debaixo da árvore indica contentamento, enquanto que um morro simboliza alguém que quer ser notado.

  7. 7

    Observe o tronco da árvore. Um tronco grande indica força, enquanto que um estreito indica que a pessoa é flexível e adaptável. Um tronco reto indica uma personalidade bem organizada. Um tronco limpo indica uma vida familiar feliz, enquanto que um tronco retorcido ou escuro indica infelicidade em casa. Um buraco no tronco simboliza uma pessoa que perdoa, apesar de um buraco escuro dizer que o artista perdoa os outros, mas é muito duro consigo mesmo.

  8. 8

    Reveja o topo da árvore, pois existem muitas formas de desenhar uma copa de árvore. Um topo fofo indica uma pessoa que se contenta com a vida e que tem uma personalidade calorosa, enquanto um topo simples indica uma pessoa privada e reservada. Uma copa com um monte de linhas indica uma pessoa ocupada e enérgica, embora, se as linhas estiverem todas emaranhados, a pessoa pode não ter certeza sobre o caminho que a vida está tomando. Artistas que desenharam uma árvore com a copa cortada pode estar se reprimindo de progredir tanto quanto a vida pode levá-los.

  9. 9

    Estude os galhos da árvore. Se a árvore não tem galhos ou folhas, a pessoa se preocupa com o meio e o fim de um objetivo particular. Se a árvore tem ramos, mas sem folhas (como uma árvore no inverno), a pessoa é honesta por natureza e se preocupa mais com métodos do que com resultados. Se a árvore estiver cheia e tiver folhas, a pessoa se preocupa mais com os fins do que com os meios. Quando todos os ramos estiverem voltados para cima, a pessoa está focada no futuro; se os ramos alcançarem muitas direções, a pessoa é extrovertida e estende a mão para os outros. Se cada folha individual é elaborada, o artista é bem organizado.

  10. 10

    Observe quaisquer objetos desenhados ao redor da árvore. Desenhos extras indicam que o artista presta atenção ao meio ambiente. Objetos encontrados frequentemente em desenhos de árvores incluem frutas, nozes e grama (o que mostra um foco sobre os confortos de casa), flores (ênfase na beleza), pássaros, animais ou pessoas (de temperamento fácil e gentil), um sol (otimismo), nuvens (decepção), e um balanço (alegria e diversão na vida).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível