Mais
×

Como interpretar as emoções de um gato

Atualizado em 22 julho, 2017

Se você tem um gato, talvez você deseje que ele pudesse falar com você. Mesmo que os gatos não usem palavras, eles já comunicam-se conosco e com uns aos outros, através de uma combinação complexa de linguagem corporal e vocalizações. Aprender a interpretar a linguagem corporal e sons de seu gato é semelhante à aprender uma outra língua. Uma vez que você consiga, talvez esqueça-se de que seu gato não "fala".

Instruções

Aprenda a interpretar a linguagem corporal e sons de seu gato (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Observe o rabo. Os gatos usam seus rabos para transmitir seu humor. Um rabo que esteja reto e para cima, como um ponto de exclamação, indica felicidade e ânimo. Um rabo para cima e curvado no topo, como um ponto de interrogação, também indica felicidade, mas insegurança e incerteza, também estão presentes. Um rabo atrás e curvado contra o corpo dele, mostra ansiedade; seja delicado com seu gato, quando ele demonstrar essa linguagem corporal. Um rabo balançando (movimento lado a lado) indica interesse e até mesmo uma preparação para ataque, enquanto que um rabo movimentando-se para cima e para baixo é um sinal de irritação. Quando um gato deita-se e curva seu rabo em volta do corpo, ele está contente, mas prefere não ser tocado.

  2. Observe os olhos. Ao contrário dos humanos, os gatos não precisam lubrificar seus olhos, então eles piscam para comunicar-se. Se um gato pisca para você ou outro animal, ele está indicando que não considera você como uma ameaça e que você não deve considerá-lo como uma ameaça também. Você poderá piscar de volta, retornando o sinal de confiança. Piscadas longas e lentas, revelam contentamento. O contrário, se um gato fita você ou outro animal, nos olhos, ele está desafiando você. Um animal que não esteja interessado em responder ao desafio -- e isso inclui você -- deverá piscar ou olhar para outra direção.

  3. Observe as orelhas. Um gato interessado terá suas orelhas para cima. Orelhas abaixadas, contra a cabeça do gato, indicam incômodo ou quando aliadas a assobios zangados, rosnados ou um corpo compacto, indica medo ou agressão. A exceção é quando um gato abaixa as orelhas enquanto ele ronrona ou é alisado. Neste caso, é um sinal de confiança e prazer.

  4. Ouça. Os gatos usam várias vocalizações para comunicar-se. Um "gorjeio" ou um "murmúrio" é o som que o gato faz sem abrir a boca e soa um pouco como uma mistura de um miado e um ronronado. Essa é a forma do gato "bater um papo" com você; pode ser considerado como um "olá". Quando um gato, de fato, abre a boca para miar, ele está pedindo algo para você, como comida ou atenção. Gemidos, rosnados e cuspidas, no total, indicam agressão. Se um gato direcionar esses barulhos à você ou outro animal, ele está advertindo-lhe para afastar-se antes que ele ataque. De outra forma, se um gato ronronar, indica que ele está contente e que gostaria que as coisas continuem exatamente desta maneira.

  5. Considere esses sinais adicionais. Quando um gato arrepia seus pelos, ele está com medo mas pronto para lutar. De fato, geralmente, o primeiro sinal que o gato assustou-se é um rabo arrepiado. Quando o medo é originado por ansiedade, o gato irá, geralmente, esconder-se ou agachar-se no chão. Um gato esgueirar-se com a barriga baixa, ele espera passar despercebido.

Dicas

  • Os gatos conseguem ler sua linguagem corporal também. Esteja ciente disso e procure não encarar (desafiar) um gato ou soprar no rosto dele, já que ele poderá interpretar isso como um assobio zangado.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article