Como introduzir o alfabeto a crianças da pré-escola

Escrito por katie tonarely | Traduzido por bruna leoncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como introduzir o alfabeto a crianças da pré-escola
Incentive as crianças a aprender as letra do seu próprio nome (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Uma grande parte do trabalho realizado na pré-escola gira ao redor da base necessária para a leitura. Embora muitos estudantes aprendam o alfabeto antes disso, ele ainda pode ser um conceito novo para muitos. Use palavras conhecidas, como nomes e objetos que a criança tem em casa, para ajudá-las a ver como as letras se formam.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Crachás
  • Quadro negro ou branco
  • Giz ou caneta piloto
  • Cartões laminados de figuras
  • Cartões laminados de letras do alfabeto

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Incorpore os nomes dos alunos regularmente. Provavelmente, eles poderão reconhecer seus próprios nomes quando chegarem a sua sala da pré-escola, e muitos inclusive já saberão escrevê-los também. Baseando-se nesse conhecimento, escreva o nome dos alunos em um pedaço de papel laminado no primeiro dia de aula. Coloque os pedaços em círculo e peça aos alunos para identificar seus nomes. Depois, cada um pode compartilhar com a classe como se soletra seu nome. Durante a primeira semana, peça para que eles aprendam como se soletra alguns nomes de coleguinhas.

  2. 2

    Mostre como as letras são desenhadas. No quadro negro, desenhe uma parte da letra. Por exemplo, se estiver desenhando um "d", você pode traçar apenas a parte do círculo. Peça aos alunos para adivinhar qual letra aquela poderia ser. Eles provavelmente dirão várias delas. Anote as letras que eles disserem abaixo do traço que acabou de fazer. Depois, desenhe mais uma parte da letra, mas não a termine ainda. Pergunte novamente aos alunos de qual letra se trata. Elimine aquelas que já não se comparem ao desenho. Continue brincando até completar a letra.

  3. 3

    Deixe que as crianças combinem letras com palavras conhecidas assim que elas forem capazes de nomear todo o alfabeto. Tenha uma área da sua sala de aula que possua algumas figuras laminadas de objetos comuns, como uma bola ou uma xícara. Tenha diversos conjuntos de letras também. Dê tempo para as crianças combinarem as figuras com as letras. Elas poderão visualizar que as letras possuem um som que combina com as figuras. Troque as figuras a cada semana para incentivar os alunos a fazer novas conexões.

Dicas & Advertências

  • Além dos nomes dos alunos, você também pode rotular objetos da sala de aula. Por exemplo, coloque um cartão que diga "relógio" abaixo do relógio de parede. Perto do aquário da sala, coloque um cartão que diga "peixe".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível