Como introduzir um filhote de porquinho-da-índia a um animal adulto

Escrito por steve sparkes | Traduzido por bruno souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como introduzir um filhote de porquinho-da-índia a um animal adulto
Um porquinho-da-índia com nove fêmeas na natureza (Four Guniea Pigs Together image by Curtis J. Alexander from Fotolia.com)

Após se apaixonar pelo seu primeiro porquinho-da-índia, você pode querer comprar mais um. Esses animais são naturalmente sociais, portanto, mais felizes se tiverem companhia. Como na natureza, no entanto, alguns porquinhos-da-índia, principalmente do sexo masculino, têm tendências dominantes que podem tornar a aproximação com outro membro da espécie um processo complicado. Felizmente, ao introduzir qualquer bebê do sexo masculino a um adulto que você já possui, os animais mais velhos, tanto fêmeas quando machos, muitas vezes tendem a protegem o animal mais jovem, ao invés de se sentirem ameaçados por ele, como aconteceria caso outro adulto fosse introduzido. Embora a introdução de um filhote a um adulto seja mais fácil, ainda existem alguns passos que você pode seguir para garantir uma transição sem estresse.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Deixe seus novos porquinhos de quarentena por duas ou três semanas antes de colocá-los com os outros animais. Isso dá tempo para que todas as doenças que possam ter sido contraídas sejam detectadas. Durante o período de quarentena, mantenha os novos indivíduos em um local separado e lave as mãos depois de manuseá-los e antes de tocar os outros porquinhos.

  2. 2

    Banhe todos os animais com um xampu especial antes de apresentá-los. Um produto à base de lavanda, ou similar, esconderá seus aromas durante o período inicial, tornando a introdução mais simples.

  3. 3

    Limpe a gaiola e os acessórios, mudando o local onde eles dormem e reorganizando o interior da caixa para criar um ambiente novo para os animais. Isso diminuirá possíveis problemas territoriais. Também forneça a eles espaços separados na gaiola para que possam dormir, assim eles não precisarão lutar por uma única área. Coloque um pouco de unguento para resfriado ou óleo de lavanda na ponta do nariz de cada animal para disfarçar ainda mais os aromas do primeiro encontro.

  4. 4

    Apresente seus porquinhos-da-índia em um ambiente neutro e dê-lhes petiscos em forma de vegetais e brinquedos para eles se divertirem. Isso deve ajudar a distraí-los enquanto eles conhecem uns aos outros, além de tornar esse processo uma experiência positiva.

  5. 5

    Observe se os porquinhos estão se dando bem, e esteja preparado com toalhas para intervir em caso de briga. Esses animais fazem ruídos semelhante a gritos enquanto brincam, então, tome cuidado para não intervir desnecessariamente. Basta estar vigilante.

  6. 6

    Coloque os animais de volta na gaiola renovada e redecorada quando eles mostrarem que estão interagindo bem.

Dicas & Advertências

  • Leve em conta os gêneros antes de decidir qual porquinho colocar na mesma gaiola. Machos não castrados se tornam sexualmente maduros em três ou quatro semanas, e não é saudável que as fêmeas engravidem com muita frequência. Portanto, é melhor colocar machos castrados com fêmeas, e apenas um indivíduo de cada vez. Dois ou mais machos, castrados ou não, poderiam brigar caso fossem colocados em uma gaiola com fêmeas. Cuidados devem ser tomados ao misturar machos, pois seus traços dominantes são geralmente mais fortes do que nas fêmeas, que geralmente são mais fáceis de serem misturadas já que vivem em bandos na natureza. Apresentar bebês — de qualquer gênero — a adultos é mais fácil devido à tendência protetora dos animais mais velhos.
  • Mantenha seus porquinhos-da-índia longe de outros animais de estimação como cães e gatos, pois eles podem machucar acidentalmente os porquinhos ao brincarem com eles.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível