Que inventos para transportes surgiram nos anos 60?

Escrito por andrew button | Traduzido por pedro santos
Que inventos para transportes surgiram nos anos 60?

Muitas inovações em viagens espaciais foram criadas nos anos 60

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os anos 60 foram uma época fascinante para a tecnologia, incluindo a tecnologia de transporte. Enquanto invenções fundamentais (como o automóvel, o avião e os foguetes espaciais de longo alcance) foram criadas antes desta década, os anos 60 assistiram a uma série de inovações no ar e nas viagens espaciais. Algumas das invenções de transporte mais interessantes da década de 60 acabaram sendo usadas em voos espaciais, incluindo o pouso na Lua em 1969.

Outras pessoas estão lendo

Viagens espaciais

A década de 60 foi um momento de definição na corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética. Não é surpresa que esta década, em que o primeiro homem andou na Lua, tenha testemunhado muitas invenções em tecnologia de transporte espacial. Se por um lado, foguetes não tripulados de longo alcance já existiam desde a década de 50, as naves para realmente transportar humanos foram inventadas na década de 60 para apoiar missões tripuladas no espaço, tanto dos Estados Unidos quanto da União Soviética. Estas naves espaciais eram muito diferentes dos foguetes e satélites não tripulados. Primeiro, porque elas podiam transportar passageiros e segundo, possuíam braços que permitiam aos astronautas viajarem fora da nave. Sistemas espaciais de encaixe também foram inventados nos anos 60, o que permitiu que naves espaciais se conectassem com satélites no espaço, com o objetivo de recarregá-los e reposicioná-los.

Navegação

O rápido desenvolvimento das tecnologias de satélite na década de 60 levou a muitas inovações na navegação global. A tecnologia que acabaria originando o sistema de posicionamento global (GPS) foi desenvolvida e lançada nos anos 60, mas o GPS em si só ficou disponível comercialmente em 1973. O primeiro sistema de navegação por satélite foi desenvolvido para coordenar as posições subaquáticas dos submarinos da Marinha dos EUA; estes satélites, chamados de "TIMATON", foram lançados em 1967 e 1969. A navegação por satélite foi um grande avanço para o transporte. Como os satélites dão leituras precisas e exatas de localização, a tecnologia efetivamente pôs fim a grandes erros de navegação. Hoje em dia, a navegação por satélite pode até mesmo ser utilizada em embarcações sem a ajuda de um piloto humano.

Aeronaves

Algumas invenções de transporte aéreo foram desenvolvidas e lançadas nos anos 60. A primeira aeronave capaz de ultrapassar a velocidade do som foi a russa TU-144. A tecnologia supersônica foi desenvolvida mais tarde por empresas de muitos outros países. Outra invenção aérea nos anos 60 foi o lançamento vertical de aeronaves. A primeira aeronave lançada verticalmente, chamada de "VTOL P1127", foi desenvolvida pela Hawker Siddeley em 1963 e foi a primeira a usar um turbofan (motor refrigerado a ar).

Transportes experimentais

Algumas invenções na área de transporte experimental foram feitas na década de 60. Uma dessas invenções foi um dispositivo futurista de voo que muitas pessoas associam com a ficção científica. O "jet pack", um dispositivo pessoal que impulsiona o usuário verticalmente no ar, foi desenvolvido na década de 60 pelos militares dos EUA. Esta tecnologia não se tornou comercialmente viável no século 20, mas foi produzida para a venda por uma empresa da Nova Zelândia em 2011. Outro dispositivo aparentemente futurista, o submarino para as profundezas do mar, foi desenvolvido na década de 60. O primeiro submarino capaz de atingir o fundo do mar (Trieste, projetado na Suíça) foi concluído e lançado nos anos 60. Esta invenção cresceu rapidamente em popularidade e foi amplamente utilizada no século 20.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media