Jogos para ajudar as crianças a entenderem as notas musicais

Escrito por steven j. miller | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para ajudar as crianças a entenderem as notas musicais
(Gabriel Barrera Correa dos Santos/Leaf Group)

As crianças normalmente aprendem melhor quando a educação é combinada com entretenimento. Vários jogos envolvendo notas musicais estão disponíveis para crianças jogarem para aumentar seu conhecimento de música. A maioria deles exigem duas ou mais crianças. Alguns exigem apenas uma. Aprender música é ótimo para ensinar às crianças a desenvolver o raciocínio espacial.

Outras pessoas estão lendo

Completar com o nome da nota

O jogo de completar com o nome da nota envolve dois grupos de estudantes. Divida os dois em dois grupos; cada um irá selecionar um representante durante cada turno. O professor irá escrever os nomes de doze alturas representadas horizontalmente abaixo do fundo da pauta. Os estudantes não podem olhar enquanto o professor escreve as alturas. Quando os estudantes virarem, faça-os escrever nas notas o mais rápido possível. O primeiro estudante que escrever em todas as alturas corretamente vence. O outro estudante continua escrevendo as alturas até que se confirme que o primeiro venceu.

Jogo das claves

O jogo das claves irá inicialmente ensinar aos estudantes do nomes das notas na pauta. Para a clave de agudos, faça cada estudante sugerir um acrônimo para os nomes das linhas e espaços na pauta. Um acrônimo possível é “Each Great Brain Dreams Fine”(Cada Grande Cérebro Sonha Bem). Faça os estudantes sugerirem acrônimos tanto para a clave de graves como para a de agudos. Eles podem trabalhar em grupo ou sozinhos. O grupo ou indivíduo com os acrônimos mais criativos vence. Para deixar isso ainda mais divertido, dê aos estudantes papel de construção, cola e marcadores para que eles façam apresentações.

Bingo

No bingo musical, o professor cria cartões o bastante para cada estudante ter o seu, ou dividir. Cada um deles é uma matriz 4x4. O professor precisa desenhar 16 alturas das 18 disponíveis entre as claves graves e agudas. Cada caixa consiste em uma clave e uma nota. As crianças precisam colocar uma ficha em uma nota sempre que ela for chamada. Quatro vitórias em seguida e elas precisam chamar bingo para que o professor cheque suas respostas. O professor deve chamar as alturas nessa ordem: Nome da altura, tipo de clave e linha ou espaço. Por exemplo, "Fa está na clave aguda e em uma linha".

Jogo do intervalo

O jogo do intervalo é para estudantes avançados. Ensine-os sobre a escala cromática e instrua-os sobre a diferença entre intervalos maiores, menores e perfeitos. Faça isso ao escrever uma escala cromática completa no quadro e então mostrando a eles a diferença entre um segundo menor e um maior. Continue explicando a cada intervalo. Para jogar o jogo, use dois grupos e peça a eles o nome da nota que está no intervalo acima ou abaixo da nota. Por exemplo, dê a eles a nota "Lá" e peça por uma quinta perfeita acima de A. O primeiro estudante que responder corretamente, vence.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível