×
Loading ...

Jogos para conhecer os alunos no primeiro dia de aula

Atenue os sentimentos nervosos e tímidos com jogos de quebra-gelo para conhecer os alunos no primeiro dia de aula. Sejam crianças ou adolescentes do Ensino Médio, muitos alunos podem sentir-se desconfortáveis ao encontrar o professor e os colegas novos. Afaste esse medo com jogos de adivinhação ou uma atividade que os alunos fiquem de pé e se movam. Antes que você perceba, todos na sala terão um conhecimento superficial dos outros. Um ambiente confortável é um lugar ideal para expandir e aumentar o conhecimento.

Use jogos para os alunos quebrarem o gelo no primeiro dia de aula (students large group image by alma_sacra from Fotolia.com)

Celebridade famosa

Quebre o gelo usando pessoas famosas para ajudar a conhecer os alunos. Imprima figuras de celebridades, dê uma para cada aluno e peça para cada um colar uma nas costas de um colega. Certifique-se de que eles não verão qual celebridade está pregada nas suas costas. Deixe cada aluno fazer perguntas para adivinhar qual pessoa está colada nele. Ao acertar, o aluno deve dizer seu nome e uma característica ou habilidade que se assemelha a celebridade referida.

Loading...

Jogo de doces

Distribua uma seleção de doces multicoloridos para os alunos. Assegure-se de ter vários de cada cor. Instrua os alunos a responderem perguntas sobre si mesmo, baseadas nas cores de balas que receberam. Por exemplo, alunos com balas vermelhas têm que descrever seus passatempos favoritos, ou aqueles com balas marrons falam sobre seus filmes favoritos. Chame a cor e peça para os alunos falarem sobre o tema antes de comerem o doce.

Caça ao tesouro

Esconda presentes em forma de lápis, adesivos ou pequenos brinquedos na mesa de cada aluno. Recorte formas de papel-cartão, escreva o nome de um aluno em cada uma e esconda-as na sala de aula. Designe uma mesa para cada aluno. Dê aos alunos uma folha de papel-cartão e materiais de artesanato para escreverem seus nomes e decorá-los. Pregue um nome em cada mesa. Escreva uma "pista" em um pedaço de papel descrevendo a cor ou o nome de cada forma oculta. Dê uma pista para cada aluno. Diga para encontrarem outro colega e fazer três perguntas a ele, incluindo seu nome. Ao terminar, eles pegam as pistas para encontrarem a forma apropriada. Ao encontrarem, eles deverão ir à mesa do aluno para encontrar o prêmio escondido nela.

Dizer os fatos

Peça para os alunos se levantarem, um a um, e dizerem cinco fatos sobre si mesmos. Alguns exemplos são: animais domésticos que têm, quantos irmãos possuem ou passatempos favoritos. Quando todos terminarem, descreva pelo menos 20 coisas de você. Em seguida, deixe os alunos se revezarem na tentativa de adivinhar o que você disse. Relacione os alunos que acertaram a maioria dos fatos e dê um prêmio a eles. Ande ao redor da sala e liste um fato sobre cada aluno para demonstrar suas habilidades de memória.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...