Jogos para as crianças aprenderem a respeitar os mais velhos

Escrito por trisha dawe | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para as crianças aprenderem a respeitar os mais velhos
Ensinar as crianças a respeitarem os mais velhos é essencial para uma vida familiar saudável (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As crianças nunca são jovens demais para aprender interações educadas e respeitosas com os mais velhos. Você pode ensiná-las sobre o respeito fazendo-as ver e ouvir as experiências passadas de pessoas mais velhas e compará-las com o que cada uma passou. Isso pode ajudar a desenvolver traços positivos de caráter que são carregados durante toda a vida. Os jogos, no entanto, possibilitam uma lição mais divertida sobre o respeito e envolvem as crianças na aprendizagem dos valores familiares.

Outras pessoas estão lendo

Positivamente respeitoso

Escreva o nome de cada idoso em um pedaço de papel e coloque todos os nomes em um chapéu ou um recipiente opaco. Cada criança extrai um nome do chapéu e prossegue fazendo uma declaração respeitosa sobre aquela pessoa. O jogo continua até que todos os idosos tenham sido apreciados. Altere a atividade retribuindo o respeito do idoso às crianças, colocando o nome de cada uma no chapéu junto com os nomes das pessoas mais velhas.

Passatempo dos idosos

Elabore perguntas de entrevista para os mais velhos relacionadas a experiências passadas, carreira, vida familiar e hobbies ou atividades. Uma pessoa é designada como o apresentador, que fará perguntas ao convidado. Todos os competidores (aqueles aprendendo a respeitar os mais velhos) ficam de costas para os convidado e apresentador, enquanto o primeiro responde as perguntas. Os concorrentes, em seguida, tentam adivinhar a identidade do senhor através das respostas dadas. As crianças ganham respeito enquanto aprendem sobre a vida dos mais velhos através das perguntas da entrevista do passatempo.

Storyboards de família

Os participantes criam um storyboard de suas vidas em um pequeno quadro de cortiça pessoal, um pedaço de papelão ou de cartolina, para ganhar respeito pelas realizações passadas. As crianças e os idosos podem folhear revistas velhas para encontrar fotos, desenhar imagens ou colar fotografias no storyboard para exibir ocasiões memoráveis​​. O objetivo do jogo é visualizar muitas realizações e experiências adicionais dos idosos em oposição aos participantes mais jovens, e permitir que os membros mais velhos descrevam suas fotos, ganhando respeito.

Teia do respeito

Todos os participantes que estejam aprendendo e ganhando reconhecimento sentam-se em um círculo no chão para criar uma teia do respeito. Não só as crianças devem aprender a respeitar os mais velhos, mas as pessoas maduras devem ganhar o respeito das crianças também. Uma pessoa segura a extremidade de um novelo de lã e faz uma declaração respeitosa sobre outro participante ao mesmo tempo em que arremessa suavemente a bola para ele (ainda segurando a extremidade do fio). Este participante fará uma declaração diferente de respeito sobre outro participante e, enquanto retém o fio, arremessa a bola para ele. A ação se repete até que todos os membros tenham respeitosamente descrito uns aos outros. O jogo da teia do respeito resulta em um belo desenho de fio centro do círculo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível