Jogos criativos para o ensino de conceitos químicos

Escrito por harold davies | Traduzido por jacques baroukh aben athar de alcantara
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos criativos para o ensino de conceitos químicos
Aprender química pode ser uma experiência divertida (Comstock/Comstock/Getty Images)

Uma coisa é certa: estudantes gostam de apender quando a experiência é divertida. Além disso, professores gostam de ensinar quando os alunos estão aprendendo e brincando. Se divertir na aula de laboratório é fácil, mas e na aula teórica? As atividades a seguir ajudarão a reforçar alguns conceitos difíceis de química e fará com que o aprendizado seja divertido tanto para o instrutor quanto para os alunos.

Outras pessoas estão lendo

Adivinha quem?

Escreva os símbolos dos elementos químicos mais comuns em folhas inteiras de papel, um em cada folha. Use canetas de cores diferentes ou combine com as cores da tabela periódica da sala de aula. Cole as folhas de papel nas costas dos estudantes e deixe-os andarem livremente pela sala, conversando com outros alunos para encontrar pistas, até que cada um descubra qual elemento está representando. Faça uma lista de perguntas ou deixe que eles criem suas próprias, limitando as respostas para apenas "sim" ou "não". Algumas perguntas podem ser, por exemplo, "eu sou um ametal?", "eu sou magnético?" ou "eu sou diatômico?".

Bingo de íons

A familiaridade com cargas de íons ajuda os estudantes a balancear equações corretamente e a executar problemas de estequiometria. Faça cartelas de bingo com seis linhas e seis colunas em uma folha sulfite, substituindo as letras B-I-N-G-O da primeira linha pelas cargas de íon +3, +2, +1, -1, -2 e -3. Deixe as linhas abaixo das cargas em branco. Peça para os alunos fazerem uma ficha para cada íon conhecido por eles, usando os símbolos dos elementos. O sódio, por exemplo, teria uma única ficha, na qual estaria escrito "Na". Já o ferro teria duas fichas: uma para a carga +1 e outra para a carga +2. Cada estudante deve escolher 12 de suas fichas para serem colocadas sobre suas cartelas durante o jogo. Fale os nomes dos íons em voz alta e peça para os alunos pegarem o símbolo correspondente ao íon e colocarem-no na coluna com a carga correta. Por exemplo, o professor diz "Sódio!" e o aluno pega a ficha em que está escrito "Na", se ele a selecionou entre as 12, colocando-a em um dos espaços em branco da coluna +1. O professor deve ter falado todas as cargas pelo menos uma vez quando estiver chegando à décima segunda rodada. Realize esse jogo em dias de atividades especiais na escola.

Celebre o "dia do mol"

Celebre o "dia do mol", que corresponde à data de 23 de outubro, sendo uma homenagem ao número de Avogadro (um mol = 6,02 x 10^23 átomos; essa é uma constante importante na química). As festividades começam precisamente às 6:02 da manhã e terminam às 6:02 da tarde. Introduza ou reforce o conceito de mol trazendo doces como a maria-MOLe ou o pé-de-MOLeque, faça jogos "Molímpicos" e atividades de perguntas e respostas. Deixe os alunos inventarem outras competições e brincadeiras usando conceitos da química. Essa é uma boa festa de fim de ano, além de ser uma ótima oportunidade de trazer atividades interdisciplinares para a aula.

Apresentação: "Descobri um novo elemento!"

Ainda que não seja exatamente um "jogo", essa atividade contém alguns componentes dos jogos e a resposta dos alunos mostra que é um jeito divertido de rever algumas das dificuldades mais comuns encontradas nesse assunto. Peça para que os estudantes criem um novo elemento para ser colocado na tabela periódica, envolvendo todos os conceitos que você deseje revisar. Alguns dos itens podem ser a massa atômica, o número de prótons, nêutrons e elétrons, os pontos de fusão e ebulição, as propriedades físicas e químicas, a notação dos orbitais s, p, d e f, os tipos de ligação que o elemento pode fazer e os números de oxidação. Dê pontos extras para alunos que se vestirem como algum cientista famoso, que fale com algum sotaque durante a apresentação ou que faça alguma outra atuação durante o seu papel. Proponha essa atividade nas últimas semanas de aula, preparando os alunos para as provas finais e ajudando-os a se empenhar nos estudos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível