Mais
×

Jogos divertidos para transformar porcentagens em frações

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Transformar porcentagens em frações pode não ser um dos tópicos preferidos dos alunos, mas é uma importante habilidade prática que os alunos usarão ao longo da vida. Uma ótima maneira de praticar e reforçar a conversão de porcentagens para frações é usando jogos. Eles mantêm os alunos envolvidos e interessados​​. Eles também fornecem treinamento e prática adicional para continuar a desenvolver as habilidades necessárias.

Converter percentagens em frações pode ser divertido usando jogos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Bingo

Faça cartões de bingo para todos os alunos da sua classe. As cartas devem ter frações e porcentagens listadas. Para jogar o jogo, o professor fala uma letra e um problema, como: "B, 3/4 em porcentagem." Os alunos podem apenas marcar 75 por cento sob a letra B no cartão. Este jogo é divertido de jogar quando há tempo extra após o tempo de aula e mantém os alunos envolvidos e interessados.

Jogo de Perguntas

Criar um jogo de perguntas com frações-para-porcentagens em um tabuleiro bordo que pode ser usado em sala de aula. Separe a classe em duas equipes e mostre a bordo. Um aluno de cada equipe fará a pergunta apropriada. Por exemplo, se o aluno selecionar um tema, como "porcentagens para frações", a pista poderia ser "60%, no denominador mais baixo." O aluno terá que responder com a pergunta: "O que é 3/5?" para acertar. A equipe com o maior número de pontos no final vence.

Jogos na internet

Os alunos gostam de usar tecnologia em sala de aula. Escolha jogos online que possam ajudar a reforçar as relações entre fracões e porcentagens. O site "Boa Matemática" tem um jogo chamado "Boas porcentagens", que é um jogo de treino e prática. Três blocos são exibidas na tela, um com uma fração, um decimal e uma porcentagem. Um dos blocos estará vazio e os outros dois vão exibir números equivalentes. O aluno deve digitar a resposta correta no bloco vazio para seguir em frente. O jogo requer que as frações sejam colocadas com o menor denominador possível. As perguntas ficam progressivamente mais difíceis à medida que o aluno as responde corretamente.

Quatro em uma linha

Desenhe um grande tabuleiro de jogo com seis a oito linhas e colunas. Separe os alunos em dois grupos. A cada aluno será feita uma pergunta sobre transformar frações em porcentagens. Se eles estiverem corretos podem ir para o quadro e marcar uma caixa com a cor da sua equipe. O objetivo do jogo é marcar quatro caixas em uma fila para ganhar. As equipes se revezam respondendo a perguntas. Se a pergunta for respondida incorretamente a outra equipe tem a chance de responder e "roubar" uma caixa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article