Jogos que ensinam sobre os cinco sentidos

Escrito por amy rodriguez | Traduzido por liana fernandes
Jogos que ensinam sobre os cinco sentidos

Muitos jogos demonstram o poder dos sentidos humanos

Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

As crianças são estimuladas por imagens e jogos, especialmente quando estas são aplicadas à experiência didática. O estudo dos sentidos humanos é uma excelente oportunidades para introduzir jogos de ciências para uma lição divertida e educativa. Fazendo brincadeiras como forma de aprendizado sobre os sentidos, as crianças se sentirão mais interessadas na aula e guardarão melhor as informações com o tempo.

Outras pessoas estão lendo

Olfato

O nosso nariz é extremamente sensível. Esse sentido humano pode ser explorado no jogo de memória olfativa. Escolha vários itens com odores diferentes, como cascas de laranja, baunilha ou alho. Coloque dois de cada objeto em recipientes separados, de modo que as crianças não consigam ver o que há dentro dos mesmos, e faça um pequeno furo na tampa. Misture os diversos recipientes e deixe que as crianças cheirem cada um. Peça aos alunos que juntem os pares separando os recipientes. Eles poderão abrir os potes depois e verificar se juntaram os pares corretos.

Tato

Teste o sentido do toque com um clipe de papel. Dobre o clipe em formato de "U". Aperte levemente as duas pontas em uma parte do corpo, como as costas da mão. Pergunte ao aluno se ele sente uma ou duas pontas. Diminua o espaço entre as pontas até o aluno responder que sente apenas uma ponta. As crianças podem testar em diversas partes do corpo para experimentar a sensibilidade do toque. Uma parte do corpo fica mais sensível se puder detectar duas pontas com uma distância menor entre si.

Audição

As crianças podem experimentar um jogo de audição indo a um parque. Peça aos alunos que se sentem em um banco e ouçam os sons ao seu redor. Cada criança deve anotar o que ouvir e então comparar com o que seus colegas ouviram. As listas de cada aluno serão diferentes entre si, pois a capacidade de audição varia de pessoa para pessoa.

Visão

Diga aos alunos que desenhem um ponto e um sinal de mais em uma folha. O ponto deve ficar do lado esquerdo, a cerca de 15 ou 20 cm do sinal de mais. A criança deve cobrir o olho direito e olhar para o sinais de mais com o olho esquerdo. Cada um deve aproximar lentamente a cabeça do papel, ainda olhando para o sinal. A determinada distância, o ponto no lado esquerdo desaparecerá, significando que este é o ponto cego na região da retina. Esse truque demonstra as limitações da visão humana ao mesmo tempo em que ensina sobre as partes do olho.

Paladar

A língua deve ter saliva para saborear. As crianças devem secar a língua com uma toalha de papel. Ponha um pouco de açúcar ou sal na língua de cada aluno. Essa brincadeira demonstra que as crianças sentirão o objeto por tato na língua, mas sem nenhum sabor. Essa demonstração ajuda os alunos a compreender a conexão entre a saliva e as papilas gustativas na língua.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media