Mais
×

Jogos para ensinar cumprimentos em outras línguas para as crianças

Atualizado em 23 março, 2017

De acordo com uma pesquisa feita pelo Conselho Americano de Ensino de Língua Estrangeira, aprender uma língua na infância pode ajudar os alunos a melhorar os resultados nas provas, aumentar o QI e expandir seu conhecimento sobre sua língua nativa. Quando as crianças aprendem outras línguas, elas ficam mais capacitadas a entender o mundo à sua volta e suas culturas.

As crianças podem aprender línguas estrangeiras através de jogos com cumprimentos (bonjour image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)

Olá, hello, ni hao

Desafie os alunos a dizerem "Olá" em quantas línguas puderem. Comece deixando a turma adivinhar quantas línguas existem no mundo (mais de 2.800. Então, peça para que cada criança imagine quantos jeitos de dizer "Olá" existem. Peça que voluntários digam os cumprimentos que lembrarem na frente da turma. Dê a cada voluntário uma recompensa e veja se consegue estimular a memória dos alunos citando filmes ou programas de televisão que possam ajudar. O jogo é apropriado para crianças entre 5 e 8 anos, mas pode ser aplicável para alunos mais velhos também.

Olá misterioso

O Sistema de Informação de Tolerância e Não-Discriminação (TANDIS), promove esse jogo como uma forma de ajudar os alunos a reconhecer a diferença entre as línguas. Ele é mais apropriado para alunos entre 4 e 6 anos. Escreva "Olá" em dez línguas, usando dois cartões por língua. Dê a cada aluno um cartão e instrua-os a achar a pessoa que tem o mesmo "Olá". Peça que sentem juntos e discutam por que é mais fácil para as pessoas com o mesmo "Olá" se comunicarem. Os alunos podem começar a adivinhar em quais línguas seus outros colegas estão falando.

Barreiras linguísticas

Esse jogo gratuito, disponível no site Class Brain, apresenta uma raposa tentando aprender os cumprimentos em dez línguas. O objetivo dos alunos é corresponder a língua ao cumprimento. Esse jogo inclui cumprimentos em Hindu, Polonês, Francês, Hebraico, Chinês e Espanhol. Esse jogo pode ser aplicado com alunos que estão interessados em aprender outras línguas.

Jogo de adivinhação

Essa atividade pode ser aplicada de manhã na sala de aula. Diga aos seus alunos que você vai dizer "Olá" em uma língua diferente a cada dia e eles precisam adivinhar qual é. Se um aluno responder corretamente, dê uma recompensa e peça que a turma repita a palavra algumas vezes. Dê aos alunos uma pequena curiosidade sobre a língua ou cultura associada com o cumprimento para expandir a aula. Esse jogo é útil para alunos jovens que estão sendo apresentados a outras culturas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article