Jogos e exercícios que constroem autoestima em crianças contra valentões

Escrito por carrie perles Google | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos e exercícios que constroem autoestima em crianças contra valentões
Organize atividades que construam a autoestima e evitem o bullying (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Apesar de as pessoas dizerem que valentões possuem baixa autoestima, pesquisas do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos indicam o contrário. É verdade, no entanto, que construir autoestima de estudantes que são vítimas ou espectadores de bullying pode ajudar a eliminá-lo. Além de permitir que as vítimas e espectadores se coloquem contra o valentão, uma autoestima alta pode fazer com que os estudantes se sintam empáticos em relação a outros e se tornem mais socialmente conscientes.

Outras pessoas estão lendo

Aprendendo sobre você

Estudantes adoram fazer testes de personalidade e alguns deles podem realmente ser úteis para fazer com que os alunos aprendam sobre si mesmos e suas relações com os outros. Como um exemplo, peça a eles que façam um questionário Myers-Briggs para descobrir qual o tipo de personalidade que eles têm. Incentive-os a se organizarem em grupos com outros alunos para descobrir como seus diferentes tipos de personalidade trabalham em conjunto, assim como os tipos de dificuldades sociais que possam ter com o outro. Se você quiser, divida os alunos em grupos com base em seus tipos de personalidade e deixe-os organizar uma apresentação para a classe sobre os seus tipos de personalidade específicos. Tornar-se mais consciente das diferenças e necessidades das pessoas pode ajudar a prevenir o bullying.

Meu amigo para presidente

No início do ano escolar, muitas crianças começarão a olhar em volta e farão julgamentos com base em superficialidades, o que pode ser um precursor para o bullying. Se este for o caso em sua sala de aula, tente esta atividade para ajudar as crianças a se tornarem mais amigáveis e bem informadas sobre os outros, além de mais autoconfiantes. Divida os alunos em pares de crianças que não se conhecem bem. Cada aluno deve entrevistar o outro para aprender o máximo possível sobre ele. Em seguida, cada aluno deve criar um breve discurso para convencer a classe a votar em seu parceiro para presidente da classe com base no que aprendeu na entrevista. As crianças vão adorar ouvir seus pontos positivos sendo compartilhados com a classe e de forma exagerada e também aprenderão todos os aspectos positivos dos vários alunos da turma.

Classificando traços de personalidade

Para esta atividade, cada aluno deve rasgar um pedaço de papel em 10 tiras. Em cada tira, o estudante deve escrever um traço de personalidade que tem, bom ou ruim. Você pode, então, pedir aos alunos que classifiquem os 10 traços dos que mais gostam sobre si mesmos até os que menos gostam. Em seguida, peça que peguem uma característica aleatória e perguntem que tipo de pessoa eles "veem" nos traços remanescentes. Será que algum dos traços remanescentes mudou agora que um está fora? Continue pedindo que tirem traços até apenas quatro permanecem. Discuta como foi tirar as boas características e como foi com os traços ruins. Esta atividade deve ajudar os alunos a entender que até mesmo os traços que eles veem como negativos também podem ter um impacto positivo em suas personalidades e são uma parte importante de quem eles são.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível