Jogos e ferramentas de aprendizagem para crianças com necessidades especiais

Escrito por eric benac | Traduzido por jessica rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos e ferramentas de aprendizagem para crianças com necessidades especiais
Muitas crianças com necessidades especiais usam cadeiras de rodas (wheelchairs image by Gina Smith from Fotolia.com)

Ensinar alunos com necessidades especiais pode ser complicado, pois eles têm deficiências mentais e físicas que podem tornar o aprendizado difícil. Eles são geralmente muito ansiosos e dispostos a aprender, mas lutam para ter sucesso. Muitos se distraem devido as dificuldades de aprendizagem, instabilidades mentais ou problemas físicos. Você pode usar jogos e ferramentas de aprendizagem para ajudá-los a ter sucesso.

Outras pessoas estão lendo

Combinação de cores com pregadores de roupa

Muitas crianças com necessidades especiais fazem um grande esforço para usar suas habilidades motoras nas mãos. Ajude-os a praticar ao mesmo tempo em que os ensina sobre as cores. Este jogo é apropriado para estudantes com necessidades especiais mais novos ou para aqueles que estão se esforçando para diferenciar cores. Ele também pode ser feito com muito pouco dinheiro, tornando-o excelente para as escolas comuns com orçamento apertado. Corte dez pedaços de papel colorido diferentes. Cole esses pedaços quadrados em sequência em um pedaço de cartolina mais resistente. Entregue-os a todos os alunos participantes. Dê a cada um cinco prendedores de roupa que estarão numerados, de um a cinco. Escreva os números de um a cinco no quadro-negro e escreva uma cor ao lado de cada número. Aponte para a cor e diga-a em voz alta. Seus alunos devem também dizer a cor e colocar o prendedor de roupa correto sobre a cor. Isto irá trabalhar os músculos nas mãos deles, assim como os levará a associar a cor com o som e a aparência da palavra.

Grandes blocos ABC

Blocos com letras do alfabeto são um dos mais importantes itens para a aprendizagem. Se os alunos não puderem aprender bem a ler e escrever o alfabeto, eles terão dificuldade para aprender qualquer coisa em sua vida acadêmica. Use grandes blocos de ABC para ajudá-los alunos a dominar o alfabeto. Eles também podem ser úteis para os alunos com pouca habilidade motora fina ou alunos com visão debilitada. Eles são mais fáceis de movimentar, já que não será necessário pegar pequenos objetos precisos, e também mais fáceis de ver. Faça um conjunto de 26 peças de madeira ou cartolina. Se tiver recursos, faça vários conjuntos ou compre um set em uma loja on-line de ensino ou em lojas educacionais como "Casa Cruz". Escreva as letras no quadro e dê a seus alunos a oportunidade de encontrar cada letra e apontar para ela. Também, peça-lhes para pronunciar o som da letra junto com você. Isso irá ajudá-los a memorizar a aparência da letra, assim como o som.

Lupa

Lupas são excelentes ferramentas para os alunos com problemas de visão. Elas também podem ser usadas ​​por estudantes que têm dificuldade em diferenciar letras, aproximando-as. Além disso, as lupas também podem ser usadas em muitos jogos divertidos para seus alunos com necessidades especiais. Por exemplo, você pode distribuir pedaços de cartolina com 10 pequenas marcas feitas em cada um. Os alunos podem então usar a lupa para encontrar todas essas marcas. Isso irá ajudá-los a trabalhar o foco, uma vez que devem olhar com cuidado sobre um pedaço de papel para encontrar as marcas. Elas também podem ser usadas por pura diversão, já que os alunos olham através delas e ampliam ou distorcem a aparência do mundo. Use-as como uma recompensa quando um aluno tem trabalhado duro e desfruta da diversão de fazer o mundo parecer estranho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível