×
Loading ...

Jogos fonéticos para pré-escola.

Raras são as chances, de que quando você era criança alguém tenha se sentado com você para ensiná-lo efetivamente a falar outras palavras além de "da-da". O desenvolvimento da linguagem surge do desejo da criança em interagir com o meio ambiente, levando-a decodificar e imitar palavras faladas. Mais tarde, para aprender a ler, as crianças devem ser ensinadas a decodificar a palavra impressa. Jogos fonéticos para pré-escola é o jeito para começar.

Os sons das letras são as estrelas dos jogos fonéticos (Young girl with letters image by pershing from Fotolia.com)

Bola alpha

Cole uma fita colorida no chão no formato de um campo de basebol. Faça um conjunto de cartões - um para cada letra do alfabeto. Divida a classe em duas equipes. O professor, como lançador, segura no alto um cartão com uma letra para o batedor na base. O batedor diz a letra no cartão, seu som fonético e dá um exemplo daquele som numa palavra. Faça um conjunto de cinco cartões para os jogadores sortearem depois de marcar pontos - nomear corretamente e dar o som de uma letra. Escreva "simples", "duplo" e "triplo" em três dos cartões. Faça um que diz "home run" (ponto marcado por um batedor em uma só tacada) e um que diz "fora". Se o jogador marcar ponto, ele sorteia um dos cinco cartões que estão virados para baixo e ele faz o que o cartão diz - fica na base, corre para outra base ou fora. Fique de olho nos resultados. A equipe com a maioria de "home runs" depois que todo mundo já teve a vez, é a vencedora.

Loading...

Bolsos fonéticos

Compre um organizador de sapatos colorido com 10 bolsos, disponível em lojas de departamento. Faça ou compre um conjunto de letras que caibam nos bolsos do organizador. Use um modelo ou desenhe o formato das letras à mão livre em papelão grosso ou espuma. Você pode comprar o formato das letras, para caber nos bolsos, em uma variedade de lugares. Letras de madeira em lojas de artesanato, letras de espuma ou de plástico em lojas de materiais escolares. Escolha 10 letras e coloque-as nos bolsos para jogar. Pendure o organizador de forma que todos os bolsos estejam ao alcance das crianças (sobre um encosto de cadeira ou pendurado em ganchos que grudam na parte mais em baixa da parede). Os alunos então se revezam para tocar as letras nos bolsos e sentem os seus formatos. Uma vez que a criança identificar a letra através do tato, ela dará pistas fonéticas - esta letra tem o som de "sss" e é a primeira letra da palavra sapo - até alguém adivinhar a letra. A criança que adivinhar corretamente, pegará a próxima letra no bolso. Complete os bolsos com as letras restantes até que todo mundo tenha a chance de jogar.

Saltar letras

Faça um conjunto de 26 peças, em forma de pegadas no papel cartolina com as letras do alfabeto impressas. Coloque-as na forma de um caminho sinuoso e cole-as no chão em ordem alfabética. Deixe as crianças saltarem, uma de cada vez, no pé da letra que corresponde ao som da letra que você faz. Diga "ssss" e a criança irá saltar para a letra "s". Quando um jogador pára corretamente na letra que corresponde com seu som fonético, cole um adesivo ou carimbe sua mão com aquela letra. Jogue até todos ganharem o adesivo ou carimbo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...