Atividades sobre início, meio e fim para jardim de infância

Escrito por tia benjamin | Traduzido por lara scheffer
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Atividades sobre início, meio e fim para jardim de infância
Aprender o conceito do início, meio e fim ajuda a desenvolver a compreensão da leitura (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Aprender sobre sequências e a ordem correta dos eventos é uma habilidade essencial a ser desenvolvida por alunos do jardim de infância. Identificar o início, meio e fim de um processo ajuda as crianças a lembrarem dos procedimentos e entenderem que a maior parte dos passos possui uma sequência lógica. Ensine o conceito em sala de aula através de várias atividades práticas. As crianças podem aplicar esse conhecimento mais tarde para ajudá-las na escrita, matemática, alfabetização e habilidades da vida.

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Sons

Ensine as crianças a aprenderem os sons do início, meio e fim das palavras, escutando-as conforme são ditas e identificando aquelas que possuem os mesmos sons no final, no meio e no começo. Quando os alunos entenderem o conceito, forneça planilhas ou cartões com conjuntos de três palavras. Duas delas com o mesmo som no início, meio ou fim, e peça para eles identificarem qual é a palavra estranha ao grupo.

Sequência

Descreva em uma gravação de áudio um processo que os alunos conheçam bem. Esse processo pode ser se vestir, pegar um livro na biblioteca ou jogar um jogo. Grave os passos do processo, mas fora de ordem. Por exemplo "escolha o livro que quer pegar, devolva-o à biblioteca quando tiver terminado, pegue o livro da biblioteca". Diga às crianças para escutarem o áudio e identificar qual passo está fora de ordem (nesse exemplo, devolver o livro deveria estar no final). Peça para que as crianças gravem um novo áudio com os passos na ordem correta de início, meio e fim.

Escrevendo

Os alunos do jardim de infância podem conhecer a forma de uma letra, mas ainda não sabem onde começar a escrevê-la ou onde parar. Mostre a eles como escrever as letras usando o conceito de início, meio e fim. Selecione canetas em três cores — verde, amarelo e vermelho — e explique que o verde representa o início da letra, o amarelo o meio e o vermelho o final. Desenhe as letras em um quadro branco para ilustrar o processo. Depois, dê a eles as canetas nessas cores e deixe que pratiquem.

Histórias

Instrua as crianças a criarem um "mapa da história". Dê a eles um rolo grande de papel pardo. Leia uma história para elas e peça para desenharem três imagens que representem os três eventos principais do livro, na ordem. Elas devem desenhar uma imagem para o início da história, outra para o meio e uma para o final. Peça para que desenhem uma seta conectando cada imagem para demonstrar o fluxo da história.

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