Jogos interativos para crianças sobre a história bíblica: Daniel

Escrito por carolyn scheidies | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos interativos para crianças sobre a história bíblica: Daniel
Pode-se usar um anjo para um jogo sobre Daniel na cova dos leões (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Apesar de Daniel ser um servo fiel ao rei, outros oficiais tinham tanta inveja dele, que elaboraram uma armadilha, forçando o rei a jogar Daniel na cova dos leões. Mas Deus poupou a vida dele, para o alívio do rei. A história de Daniel, encontrada no capítulo seis do livro de Daniel, fornece a base para vários jogos interativos, que propiciam um melhor entendimento sobre os conceitos da história.

Outras pessoas estão lendo

Combinação de personagens

Usado cartões de índice, peça para as crianças fazerem dois cartões cada sobre Daniel, o rei, os oficiais invejosos e o anjo. Para uma turma grande, faça-os criar quatro cartões cada. Escreva os nomes dos personagens em destaque. Faça-os escreverem um versículo-chave sobre o personagem no cartão, no verso. Dê a cada estudante quatro cartões. Ponha os restantes virados para baixo, em uma mesa. Se as crianças conseguirem fazer uma combinação, como em um jogo de memórias, elas podem colocá-la na mesa, à frente deles, após segurarem os cartões, falar o nome do personagem e algo sobre ele na história. Se eles não conseguirem fazer completar o par, devem ler a passagem bíblica listada no cartão antes de reivindicá-los. Enquanto o jogo continua na mesa, as crianças continuam mantendo quatro cartões nas mãos, tirando-os do resto do baralho, se necessário. Se eles não puderem fazer uma combinação na vez deles, eles podem descartar uma carta e escolher outra da pilha ou entre os cartões descartados. O jogo acaba quando não for possível fazer mais combinações. A criança com mais pares vence.

Quem é Daniel

Ajude as crianças a entenderem quem foi Daniel e por que ele não se ajoelhou diante da pressão política que levou à sua prisão. Divida as crianças em grupos e forneça questões sobre os primeiros capítulos do livro de Daniel. Do capítulo um, faça um grupo responder às seguintes perguntas: "Como Daniel foi parar no palácio com o rei?", "Qual é a sua origem?" e "Como a sua fé foi testada anteriormente?". Um segundo grupo deve ler o capítulo dois para responder questões sobre Daniel e os sonhos de Nabucodonosor. A partir do capítulo três, faça perguntas sobre os amigos de Daniel. Cada grupo adicionará informações sobre o personagens. Assim que os grupos responderem às questões, deixe cada grupo perguntar ao resto da classe. Deixe que os estudantes usem suas Bíblias para encontrar as respostas. Liste as características de Daniel no quadro. Discuta como elas o ajudaram a tomar a decisão de continuar rezando para Deus, mesmo quando era contra a lei.

Encontre o anjo

Esconda várias figuras de anjos na sala, como lembretes sobre a lição. Antes de compartilhar a lição, peça às crianças para brincarem de "Encontre o anjo". Enquanto elas vasculham a sala, guie-os dizendo "quente" ou "frio". Assim que uma criança achar um anjo, ela senta. Quando todos os anjos forem encontrados e cada criança tiver um, diga a elas: "Hoje, vamos falar sobre como Deus enviou um anjo para proteger um homem dos leões".

Peças de quebra-cabeça

Imprima uma figura de Daniel na cova dos leões em cartolina. Agrupe as crianças em pares e dê uma das figuras a cada par. Peça a cada par para cortar a sua figura em oito a dez partes e coloque as peças em um envelope. Faça as crianças trocarem seus envelopes e juntar as peças do quebra-cabeças. O primeiro par que montar o quebra-cabeças vence.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível