Mais
×

Jogos de liderança cristãos

Atualizado em 17 abril, 2017

Adolescentes cristãos que participam de grupos de jovens muitas vezes recebem funções de liderança dentro do ministério. A fim de preparar os jovens para essas funções, muitos grupos de juventude participam de jogos de liderança para determinar pontos fortes e potenciais em determinadas áreas. Papéis da juventude: o trabalho voluntário dentro do ministério e da comunidade, aconselhamento de colegas e servir de testemunha para outros.

Os jogos de liderança enfatizam a compreensão de papéis importantes ao mesmo tempo em que preparam os jovens para atividades relativas ao serviço religioso (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Jogo do quadrado quebrado

Na brincadeira do “Quadrado quebrado” são formados grupos de seis para completar uma tarefa. Enquanto cinco membros trabalham para completar os quadrados, o sexto membro do grupo observa. Neste exercício, os membros do grupo usam suas peças de papel para completar um quadrado. O desafio neste jogo é que nenhum dos membros do grupo pode falar. Nenhum membro pode pegar um pedaço de outro membro para completar o quadrado, no entanto, um jovem pode dar sua parte para outro membro do grupo. Essa atividade incentiva os jovens a observar aqueles em torno deles e ser sensíveis às necessidades dos outros enquanto trabalham para completar a tarefa. Para ser uma testemunha ou conselheiro eficaz, um líder precisa de consciência e sensibilidade quanto àqueles ao seu redor.

Guerra de balões

O jogo de “Guerra de balões” avalia a dinâmica de grupo quando este é colocado em um ambiente competitivo. Divida as equipes em grupos de seis. Cada pessoa recebe um balão e alguns elásticos ou barbantes. Peça a cada membro para soprar o balão e amarrá-lo na parte exterior de sua perna. Instrua os participantes de cada equipe a destruir o balão da equipe oposta pisando e estourando-o. Dê um ponto para cada balão destruído. A última equipe com um balão intacto vence o jogo. Observe a dinâmica do grupo para avaliar a cooperação, instruções claras para os companheiros de equipe e eficiência. Jovens cristãos almejando papéis de liderança aprendem a trabalhar com sucesso e instruir aqueles ao seu redor levando o grupo à vitória.

Pouso na Lua

O jogo “Pouso na Lua” coloca jovens líderes em uma cena de colisão centenas de quilômetros de seu destino. Cada líder em potencial deve escolher e classificar os suprimentos para sua "tripulação" para levar para a nave-mãe. Uma vez que a equipe só pode ter bens essenciais, o líder deve escolher aqueles que são mais importantes para a tripulação. Este jogo mede a capacidade dos participantes para avaliar as necessidades dos outros e utiliza os pontos fortes individuais dos membros da tripulação para determinar o que é essencial.

Travessia do rio

Procure um local ao ar livre para jogar o jogo de “Travessia do rio”. Pegue uma fita adesiva e faça duas linhas paralelas de cerca de 15 metros de comprimento e aproximadamente 45 metros de distância para representar o rio. Dê a cada grupo de seis a oito pessoas cinco pedaços de papelão. Cada pedaço de papelão deve ter dois por dois metros de largura. Cada equipe é responsável por manter todos os membros da equipe em total segurança. Use as peças de papelão para pisar e atravessar os membros. Se alguém toca o "rio", deve voltar para o início. O objetivo é atravessar os membros o mais rápido possível ao organizar e dar instruções aos companheiros. Jovens líderes sabem quando se posicionar e dar instruções e quando recuar e seguir conselhos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article