Os prós e contras da liderança situacional

Escrito por vivienne lydamore | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os prós e contras da liderança situacional
A liderança situacional permite que os gerentes se adaptem a seus funcionários (handsome managers image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

A teoria da liderança situacional encoraja os líderes a adaptar seu estilo de liderança com base na dificuldade da tarefa e na maturidade do membro da equipe. As relações desempenham um papel fundamental. No modelo de liderança situacional de Hersey-Blanchard, "maturidade" refere-se à maturidade psicológica e profissional com o pressuposto de que o nível de habilidade no trabalho corresponde à maturidade psicológica. Esse princípio tem gerado algumas discussões sobre os prós e os contras da liderança situacional.

Outras pessoas estão lendo

Características da liderança situacional

Hersey e Blanchard defendem quatro estilos de liderança: determinar/diretivo, persuadir/orientar, participar/orientar e delegar/observar. Esses estilos representam uma diminuição dos níveis de comando do líder e um aumento do foco nas relações líder-subordinado. O processo tem início direcionando o foco totalmente para a ação de preparar, depois orientar, partilhar a tomada de decisão e permitir que os subordinados criem soluções para os problemas identificados pelo líder. Os líderes vão de um estilo para outro com base na situação, tarefas e maturidade do subordinado.

Aspectos positivos da liderança situacional

A vantagem da liderança situacional está na facilidade de utilização e na sua simplicidade. Esse método reconhece a necessidade da flexibilidade da liderança e a importância dos funcionários como fator determinante do comportamento do líder. Ele também tem um apelo intuitivo.

Desvantagens da liderança situacional

O modelo de liderança situacional tem influência da cultura americana, que negligencia a forma como outras culturas se comunicam e priorizam os valores, como o individualismo e a família. Esse modelo também pode ignorar as diferenças entre os gestores do sexo feminino, que normalmente têm um estilo acolhedor, e os do sexo masculino, que apoiam-se em um estilo de gestão orientado para a tarefa. A liderança situacional pode fazer com que os líderes desviem seu foco das estratégias, símbolos, estrutura ou políticas de longo prazo. Os críticos da liderança situacional apontam para a dificuldade em definir e quantificar a maturidade, de quem deve avaliá-la e a tendência para pressupor que a maturidade profissional corresponde à maturidade emocional. Hersey e Blanchard definem a maturidade profissional como a "capacidade de assumir responsabilidades", mas não fornecem uma fonte plausível para apoiar essa definição. Esse modelo se concentra na maturidade do funcionário como um fator chave determinante do foco do líder direcionado para as tarefas além dos relacionamentos. Essa perspectiva em conflito com outros modelos de liderança, que englobam inúmeros fatores situacionais como determinantes de vários comportamentos do líder, tais como apoio e orientação, participação e foco nos resultados do funcionário. Nos outros modelos, os fatores situacionais incluem as relações entre os líderes e os seus subordinados, a influência do cargo e a estrutura da tarefa. O modelo de Hersey-Blanchard também ignora as relações interpessoais dentro dos grupos de trabalho que podem ter um impacto negativo sobre o desempenho.

Teoria da liderança contemporânea

Em um mundo globalizado onde o índice de mudanças aumenta, os modelos de liderança continuam a evoluir na direção dos estilos da equipe, da capacitação dos funcionários e do aprendizado contínuo. As relações entre os líderes e os funcionários continuam a desempenhar um papel significativo na eficácia e nos resultados do trabalho produzido. Além de relacionamentos, tarefas e resultados, outros fatores como o exercício responsável e ético do poder tornaram-se temas de discussão a respeito da liderança eficaz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível