Jogos ao ar livre para trabalhar a percepção sensorial de bebês

Escrito por claudia shea | Traduzido por caio nóbrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos ao ar livre para trabalhar a percepção sensorial de bebês
Jogos em que bebês são instruídos a caçar alguma coisa aumentam a sua percepção visual (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O cérebro de uma criança é um trabalho em construção, absorvendo novas informações durante todas as horas do dia. O período mais crucial para o desenvolvimento visual e auditivo é entre o nascimento e 4 a 5 anos de idade. O senso de percepção da criança, que organiza e interpreta a informação sensorial, floresce enquanto ela está envolvida em alguma estimulação mental que desperte os cinco sentidos. Jogos ao ar livre desafiadores melhoram o desenvolvimento sensorial, físico e mental de uma criança.

Outras pessoas estão lendo

Jogos de percepção visual

Aprimore as habilidades visuais de uma criança com jogos que exijam foco em objetos e distinção entre aqueles que sejam semelhantes. Peça para ela pegar as folhas de várias plantas e árvores e explique as diferenças de cores e formas. Uma variação desse jogo envolve o adulto pegar as duas folhas de diferentes tipos de árvores. Deixe-as cair no chão e faça seu bebê pegar as folhas semelhantes. Diga ao seu filho "Eu vejo uma flor roxa." Faça com que ele a localize visualmente. Quando ele o fizer, sera a vez dele de "ver" um objeto. Crianças amam fazer bolhas. Peça ao seu filho para distinguir as bolhas que são maiores ou menores.

Jogos para percepção de profundidade e coordenação

Dê um bambolê colorido ao seu bebê para usar como quiser. Quando ele não tiver ha mais ideias, mostre como girar o bambolê ao redor dos quadris ou braços, ou rolar no chão. Coloque vários bambolês no chão e peça ao seu bebê para tentar jogar balões de água no centro dos aros. Trabalhe a percepção de profundidade de um bebê desafiando-o a decifrar a distância de vários objetos, como árvores ou prédios, e perguntando o que é mais perto. Explique que, quanto mais próximo o objeto, maior ele aparecerá.

Jogos de percepção de tato

Reúna vários objetos da natureza e coloque-os em um saco de papel marrom. Por exemplo, use uma pinha, folha, pedra, folhas de grama, conchas do mar, areia e galhos. Peça para seu filho enfiar a mão no saco, sem olhar, e identificar o maior número possível de objetos. Liberte o artista interior da sua criança com pintura à mão. Dê a ela várias cores de tinta e peça-a para pintar a cena à sua frente.

Jogos de percepção auditiva

Estimule as habilidades auditivas de seu filho fazendo-o ouvir o mundo ao seu redor. Ponha um cobertor no chão ou sente-se em um banco do parque. Diga à criança que, pelos próximos minutos, ela deve ficar muito quieta e se concentrar nos sons ao seu redor. Peça-a para fechar os olhos e nomear as coisas que ouvir. Quando ela acabar, compartilhe suas próprias observações. Outro jogo envolve esconder um relógio com alarme ou um telefone celular e fazê-la seguir o som até que ela localize o dispositivo.

Jogo de percepção olfativa

Encha copinhos de papel com várias amostras. Por exemplo, coloque pétalas de rosa em um copo, morangos em outro. Qualquer cheiro identificável funciona bem. Preencha o maior número de copos de papel possível. Desafie o seu bebê a identificar o maior número possível de fragrâncias. Desafie-o a encontrar outros aromas e pedir para você adivinhar "o que é esse cheiro?".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível