Jogos de múltipla escolha para crianças

Escrito por jennie ashley | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos de múltipla escolha para crianças
Jogos de múltipla escolha ajudam a construir as habilidades de tomar decisões (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Jogos de múltipla escolha ajudam a construir as habilidades de fazer decisões. O aluno que olha para as escolhas precisa decidir qual é a melhor resposta. Fazer disso um jogo e permitir que os estudantes tenham a oportunidade de praticar essa habilidade irá ajudá-los na vida, já que precisam fazer várias provas desse tipo. Às vezes as escolhas em um teste de múltipla escolha são muito confusas; um aluno precisa da habilidade de encontrar a melhor resposta. Praticar essa habilidade em forma de jogos é um ótimo exercício para melhorá-la.

Outras pessoas estão lendo

Jogos de múltipla escolha de textos

Você pode aumentar a criatividade dos alunos criando um cenário e desenvolvimento de personagens para uma história. Usando uma voz narrativa para criar o cenário, introduza os personagens e coloque-os em uma situação onde o aluno possui várias opções para continuar a história. Esse tipo de jogo de múltipla escolha dá ao estudante o controle sobre o enredo conforme eles fazem suas próprias decisões. O site Choice Of Games (choiceofgames.com) tem uma seleção de histórias onde os alunos direcionam o enredo escolhendo uma resposta entre várias.

Jogos em grupo

Você pode fazer um jogo de múltipla escolha em sala de aula simplesmente criando opções para perguntas sobre uma lição que você passou aos alunos. Ao invés de fazê-los responder as perguntas no papel, faça um jogo, escolhendo um apresentador que questionará os estudantes. Coloque as perguntas em um projetor suspenso para que eles possam ler as opções. Divida os alunos em até quatro grupos. O apresentador faz as perguntas e os times tentam ser o primeiro a concordar e respondê-las corretamente. Cada vez que um time responde primeiro e de forma correta, ganha pontos. Se um time der a resposta errada, perde um ponto. Você pode comprar campainhas para os times tocarem ou simplesmente pedir para que os grupos fiquem de pé quando estiverem prontos para responder a pergunta. O apresentador anota no quadro quantos pontos cada grupo tem. Você pode usar qualquer plano de aula, sobre qualquer assunto, para fazer esse jogo.

A busca pela resposta certa

Essa é uma maneira interativa de reforçar uma lição, como formas geométricas, para alunos do ensino fundamental. Passe uma lista de perguntas para cada aluno. Tenha uma mesa identificada com cada uma das opções; por exemplo, se você tem A, B, C, D e E como opções, precisa de cinco mesas. Cada uma delas terá um pedaço de papel com a resposta correta para uma pergunta em particular. Por exemplo, se a pergunta é "Qual é o outro nome para a forma do diamante?", a resposta certa é "B: losango". Os alunos vão à mesa B para pegar o pedaço de papel onde está escrito "losango". Se eles escolherem a resposta errada, a mesa não terá a palavra para que eles a peguem. Isso forçará os alunos a repensarem na pergunta ou simplesmente fazer outra escolha. O primeiro estudante que tiver todas as respostas ganha.

Jogo de múltipla escolha sobre capitais online

Estudantes amam passar algum tempo no computador. Até mesmo um grupo de alunos sentados em volta de um mesmo computador ajudando outro aluno em um jogo educacional é recompensador para eles e reforça os conceitos que eles aprenderam. Aprender os nomes das capitais dos estados sempre foi um jogo da memória. O site Funschool (funschool.kaboose.com) tem uma versão online de um jogo de múltipla escolha que ajuda os estudantes a memorizar as capitais. Vários outros jogos educacionais grátis online possuem o formato de múltipla escolha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível