Mais
×

Jogos com os pronomes indefinidos da língua inglesa

Atualizado em 17 abril, 2017

Os pronomes indefinidos designam objetos ou pessoas que não são específicas ou exatas. Alguns dos pronomes indefinidos mais usuais da língua inglesa são: "any", "some", "anyone", "somebody", "each", "all", "few" e "many". Crianças pequenas ou alunos que tenham o inglês como segunda língua (ESL) podem considerar difícil o uso adequado dos pronomes indefinidos ou até mesmo compreender o seu significado. Existem diversos jogos em sala de aula que podem ajudar os alunos a familiarizarem-se com esse tipo de pronomes.

Jogos usando a gramática e os pronomes indefinidos da língua inglesa (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Singular e plural

O uso de pronomes indefinidos em uma frase pode ser difícil, mesmo se eles se referirem a muitas pessoas ou objetos (como por exemplo, os pronomes everyone e anybody), eles estão sempre no singular dentro de uma frase. Do mesmo modo, pronomes indefinidos como por exemplo, "both", "several" e "few" são considerados como plural. Explique essas categorias de pronomes aos alunos e coloque um caminho com cinco blocos encostados a uma parede. Um aluno de cada vez vem ao quadro e coloca um pronome singular ou plural em uma frase como esta: ("Anyone has__ tickets inspected"). Se ele acertar as cinco frases vence. Caso contrário, ele tem de descer dos blocos e deixar que um novo aluno, com um novo conjunto de frases, tente alcançar o último bloco.

Jogo das rodas usando os pronomes indefinidos

Imprima as rodas dos pronomes indefinidos proposta por VanTatenhove ou desenhe suas próprias rodas, baseando-se no modelo existente na página da internet. A primeira roda dá aos jogadores a primeira parte do pronome (any, some, every e no) e a segunda fornece a segunda parte (body, one, way). Cada aluno deve tentar sua sorte nas rodas. Depois, eles têm 20 segundos para usar o pronome que acharem para formar uma frase com sentido. Se errarem, eles são eliminados e o vencedor desse jogo é o último aluno a permanecer de pé.

Palavras com duplo sentido

Palavras com duplo sentido, designam frases enganadoras ou ambíguas e os pronomes indefinidos, se usados em excesso, podem fazer com que a frase tenha um duplo sentido. Na frase: "Many scholars believe there is no life away from Earth" você tem um exemplo de um pronome (many) usado como parte de uma observação infundada, visto o autor não mencionar quem são exatamente esses estudiosos. Divida a turma em dois grupos e avise-os para levantarem o braço assim que souberem a resposta. Em cada rodada, escreva duas frases no quadro, uma com palavras ambíguas e outra representando o uso correto dos pronomes indefinidos. Por exemplo, escreva as frases: "Everyone says old people cannot compete in sports" e "Everyone in the classroom did his homework". A primeira equipe a responder às 10 questões corretamente é a vencedora.

Corrida usando os pronomes indefinidos

Faça uma competição eliminatória em que todos os alunos participem. Em cada rodada, dois alunos devem fechar os olhos e esperar que você diga a palavra: "go!" Escreva duas colunas com oito frases no quadro que incluam pronomes indefinidos. Peça aos alunos que identifiquem e sublinhem os pronomes usados nas frases da coluna. Quando você disser "go", os alunos devem sublinhar, o mais rápido possível, as palavras adequadas. O primeiro a terminar avança para a rodada seguinte, dando um passo em frente para chegar ao final da competição.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article