×
Loading ...

Por que os judeus usam quipá?

Atualizado em 17 abril, 2017

O solidéu ou quipá é usado por judeus quando oram ou estudam o Torá. Alguns judeus mais observadores usam o tempo todo como um sinal de devoção ou submissão a Deus.

Um solidéu é um quipá usado por homens judeus (http://www.archangelswisdom.com/judaismjewishjudaictalmudyarmulkewithstarofdavid.jpg)

Função

De acordo com o Talmude - livro básico do Judaísmo - usar o quipá lembra aos judeus que há uma autoridade maior e nos lembra que Deus está sempre nos observando. O solidéu é um método usado para mostrar nosso respeito por Deus.

Loading...
De acordo com o Talmude, usar o quipá lembra aos judeus que há uma autoridade maior (Stockbyte/Valueline/Getty Images)

Sinagoga

É bem simples estar atentos a Deus quando estamos na sinagoga, o tempo usado partindo o pão juntos no dia de descanso. O Senhor quer que seus servos busquem seus caminhos em suas vidas comuns também, assim o quipá serve como um lembrete palpável da presença dele.

O quipá é uma lembrança palpável da presença de Deus (Comstock/Comstock/Getty Images)

Etimologia

Etimologicamente, a palavra iídiche solidéu é derivada do aramaico "yira malka", que significa o temor do rei. Olhando mais atrás, pode-se ver uma ligação com a palavra melech, uma palavra que em hebraico significa rei. O nome hebraico para cobertura para cabeça, quipá, significa simplesmente cúpula.

A palavra solidéu é derivada do aramaico (Comstock/Comstock/Getty Images)

Significado

Usar um quipá anuncia que uma pessoa tem orgulho de ser um judeu. Até judeus não conservadores usam um quipá quando visitam Israel. Certamente, eles o usarão quando entrarem numa sinagoga.

Até judeus não conservadores usam quipá quando visitam Israel (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Efeitos

O uso do quipá não impede algumas pessoas de cometerem imprudências. O solidéu não tem quaisquer poderes místicos ou mágicos; ele é simplesmente um símbolo de herança da pessoa e devoção a Deus.

O solidéu é apenas um símbolo de devoção a Deus (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Loading...
Loading ...
Loading ...