O que faz com que uma laranjeira não dê frutos?

Escrito por kate carpenter | Traduzido por gabriela cubayachi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que faz com que uma laranjeira não dê frutos?
O que faz com que uma laranjeira não dê frutos? (Ivelin Vraykov: Wikimedia Commons)

Para pessoas que são sortudas o suficiente e vivem em um clima quente, plantar laranjas suculentas pode ser um deleite. Mas se o verão chegar e acabar com alguns florescimentos, sem nenhuma fruta cítrica, você pode querer descobrir o que está impedindo sua árvore de dar fruto.

Outras pessoas estão lendo

Imaturidade

Laranjeiras não serão produtivas até que elas estejam além do seu estágio de crescimento "juvenil". Se você tiver plantado uma árvore jovem, pode demorar três ou quatro anos até que ela esteja pronta para produzir. Se você está plantando através da semente, pode demorar de sete a oito anos para ela florescer.

Se o processo parece estar demorando muito, você pode ajudar a sua árvore a amadurecer um pouco mais rápido retendo alguns nutrientes e água. Pare um pouco de fertilizar a nova árvore e águe-a com menos frequencia para encorajá-la a começar a florescer. Se você tem várias laranjeiras pequenas, plante-as no mesmo recipiente para juntar suas raízes e formar uma árvore mais forte.

Falta de polinização

Um dos motivos mais comuns para uma laranjeira não dar frutos é que ela não está sendo polinizada corretamente. Isso pode acontecer por causa de uma onda de frio ou uso excessivo de inseticidas para matar abelhas e insetos, ou simplesmente porque não há polinizadores suficientes no local para realizar o trabalho. Tente plantar algumas flores que atraem abelhas perto da sua laranjeira, como cosmos ou as malmequeres. Se você ainda está preocupado que as flores da laranja não estejam sendo polinizadas o bastante, você pode tentar polinizá-las a mão. Vá à loja de jardinagem local ou de extensão agrícola para aprender como fazer isso corretamente.

Insetos e doenças

Insetos e doenças geralmente afetam a folhagem de uma árvore cítrica, mas eles também podem influenciar a capacidade da árvore dar fruto. Cochonilhas, por exemplo, massificam-se em volta de laranjas novas enquanto elas estão crescendo e faz com que elas caiam antes de estarem completamente formadas. Em infestações particularmente ruins, pequenas quantidades de mofos cítricos também podem fazer com que os frutos caiam.

Uma doença chamada cancro cítrico pode resultar em machas por toda a árvore e fazer com que os frutos caiam antes da hora. Essa doença também pode matar a árvore.

Intervalo de tempo

Ocasionalmente, quando uma laranjeira for transplantada, ela fica um ano ou mais sem dar fruto para adaptar-se nesse novo lar e voltar a crescer. Se você tiver mudado a árvore de lugar recentemente, dê tempo para ela ajustar-se. Continue a aguá-la e fertilizá-la regularmente.

Necessidade de polinização cruzada

A maior parte de tipos de laranjeiras polinizam-se ou frutificam-se sozinhas, o que significa que elas não precisam que outro tipo de laranjeira seja plantado por perto para ela ser polinizada o suficiente. No entanto, alguns tipos, como a tangor e tangelo, podem beneficiar-se tendo outro tipo por perto. Se você desconfia que tem um desses tipos, consulte um centro de jardinagem ou jardineiro local para identificar sua árvore, e considere plantar outro tipo no seu jardim para ajudar na polinização.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível