Quanto tempo demora para uma videira produzir uvas?

Escrito por jeanne young | Traduzido por henry alfred bugalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo demora para uma videira produzir uvas?
Uvas são bonitas de se ver e boas para comer frescas, ou para fazer geléia ou vinho (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Uvas não apenas são um alimento saudável, como poucas coisas possuem um sabor melhor do que uvas frescas colhidas diretamente da videira. Além disto, como uvas crescem em virtualmente qualquer área do país, tudo que se precisa é um local para plantá-las, e a maioria dos jardineiros domésticos pode desfrutar destas saborosas frutas frescas de suas próprias videiras. Contudo, videiras demoram para crescer e se fortalecer antes de começar a produzir frutas.

Outras pessoas estão lendo

Tempo da colheita

Videiras requerem paciência. Em muitos dos primeiros anos após as videiras terem sido plantadas, elas não produzem frutos. Durante estes primeiros anos, a estrutura das raízes da videira cresce e a vinha desenvolve fortes e numerosos ramos para sustentar todas aquelas uvas que ela eventualmente produzirá. Mas não espere ver quaisquer uvas até pelo menos o terceiro ano. Além disto, demora por volta de cinco ou seis anos para videiras começarem a produzir colheitas consistentes e massivas de uvas. Mas a espera vale a pena -- uma videira madura pode produzir 5 quilos ou mais de uvas frescas por estação.

Escolhendo um local

Como as videiras levam pelo menos três anos para começarem a produzir frutos, plantá-las representa um compromisso a longo prazo. Uma vez fortalecida, com o cuidado devido, videiras podem viver e produzir uvas por 50 até 100 anos, então plante-as no local certo, porque movê-las interrompe o crescimento. Escolha uma área ensolarada e bem drenada para assegurar uma produção confiável de uvas de qualidade. Em climas onde geadas de primavera podem ocorrer, escolha um local protegido. Quando em fileiras, as vinhas recebem mais luz do sol se forem plantadas no sentido de norte a sul, e isto resulta em uvas de qualidade superior.

Categorias básicas de uvas

Com centenas de diferentes variedades, há muitas escolhas. Para ajudá-lo a tomar sua decisão, ajuda saber que existem quatro categorias básicas de uvas, muscadínea (Vitis rotundifolia), americana (Vitis labrusca), europeia (Vitis vinifera) e híbridas francesas, que são o cruzamento da Vitis vinifera com espécies selvagens americanas, resistentes a doenças, de acordo com a West Virginia University Extension. Independentemente de sua escolha, todas as variedades de videiras levam quase o mesmo tempo antes de começarem a produzir frutos. Além disto, um viveiro local terá a seleção de uvas que melhor crescem em sua área.

Escolhendo videiras

Há variedades de uvas com ou sem sementes em muitas cores diferentes, incluindo brancas, verdes, vermelhas, pretas, azuis-escuras e púrpuras. Decida-se se você deseja produzir cachos de uvas, que incluem uvas concórdia ou muscadínea, que incluem scuppernogs, ou produza ambas. Uvas em cachos são auto-fertilizantes e podem ser plantadas sozinhas ou com outras variedades. Tenha em mente que algumas uvas necessitam de mais cuidados do que outras. Enquanto as variedades americanas são resistentes a doenças, as uvas da espécie vinifera necessitam de pesticidas periódicos durante o ano. Híbridas de americana e franco-americana são as espécies mais comuns produzidas por jardineiros domésticos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível