Mais
×

Por que a laranjeira-da-baía tem manchas brancas no tronco e galhos?

Atualizado em 21 março, 2017

Os regulamentos de quarentena cítrica visam manter as populações de árvores nativas o mais saudáveis possível. Essas leis são muito estritas, uma vez que um surto de doença em qualquer árvore cítrica pode desafiar severamente os pomares comerciais na Flórida e Califórnia. Todavia, não faltam pragas e doenças que já chegaram às regiões de cultivo nos EUA, algumas das quais podem se manifestar como manchas brancas no tronco e galhos da laranjeira-da-baía.

As árvores cítricas são suscetíveis a muitas pragas e doenças (oranges on the branch image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)

Tipos

As laranjeiras-da-baía enfrentam ameaças de infestações de insetos. As manchas brancas em áreas lenhosas de sua laranjeira -- tronco e galhos -- podem ser colônias de insetos causadores de escamas, como a cochonilha da escama farinhosa ou o pulgão-branco das árvores cítricas. Como a infestação por pulgão-branco pode começar em apenas algumas árvores do pomar, podem passar despercebidas pelos cultivadores até terem se reproduzido em números suficientes para causar problemas de saúde às laranjeiras.

Identificação

A cochonilha da escama farinhosa -- também conhecida como Unaspis citri -- aparece no tronco e galhos de uma laranjeira como massas brancas. Pode afetar todas as partes da árvore, mas atacam principalmente tronco e galhos. De perto é possível ver os insetos individuais, que parecem vermes brancos, mas se magnificados, eles se agregam como manchas brancas em sua laranjeira. Os pulgões-brancos das árvores cítricas -- Ycerya purchasi -- podem causar graves danos às árvores e viveiros de mudas. As fêmeas adultas têm corpos vermelho-alaranjados ou marrons cobertos com uma substância cerosa de cor clara, que lhes dá a aparência branca nos troncos de árvores cítricas. Desenvolvem sacos de ovos canelados que se tornam maiores do que os próprios insetos.

As escamas aparecem em áreas lenhosas da árvore (tending my flock image by RFCat from Fotolia.com)

Efeitos

Os efeitos dessas infestações de escamas em laranjeiras-da-baía podem ser devastadoras. A cochonilha da escama farinhosa pode causar a formação de fendas na casca das árvores, depositam esteiras de boas-vindas para outras invasões de pragas ou doença. O pulgão-branco das árvores cítricas podem deixar para trás excreções chamadas de "melado", que leva à fumagina. Embora nenhuma das pragas se instale na própria fruta, o declínio da árvore por infestação de escamas eventualmente afeta não apenas a porção lenhosa, mas também folhas e frutos.

Prevenção/Solução

Uma maneira natural de erradicar escamas de suas laranjeiras é importar um inseto benéfico, o besouro Vedalia -- chamada de joaninha -- que adora comer minimonstros escamosos. Muitos fornecedores de horticultura vendem joaninhas exatamente para essa finalidade. Após controlarem a infestação, suas joaninhas impedirão reuniões de insetos indesejáveis. Uma abordagem mais direta é borrifar, com um revólver aplicador, um inseticida apropriado nas manchas infestadas, embora esta possa não ser a abordagem mais saudável ao redor de uma árvore frutífera.

Sua nova arma secreta (ladybug image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Considerações

Há outra causa possível de manchas brancas no tronco e galhos de sua laranjeira-da-baía. Você pode ter líquens. Líquens no tronco de uma laranjeira-da-baía parecem ser manchas branco-acinzentadas. Embora possam não ser visíveis, os líquens não afetam a saúde da árvore. Caso estejam ficando grandes, isto significa que estão crescendo mais depressa que a árvore, assim possivelmente sua laranja-da-baía pode se beneficiar com algum fertilizante. Além disso, se sua árvore estiver sofrendo com alguma praga ou doença de insetos, os líquens podem estar beneficiando-se do afinamento do dossel da árvore por obter mais luz solar e, portanto, crescer mais depressa, tornando-se mais visíveis no tronco. Os líquens, por si sós, não extraem nada árvore hospedeira. São uma combinação de algas e fungos inofensivos para a laranjeira.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article