Por que a laranjeira-da-baía tem manchas brancas no tronco e galhos?

Escrito por lynne haley rose | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a laranjeira-da-baía tem manchas brancas no tronco e galhos?
As árvores cítricas são suscetíveis a muitas pragas e doenças (oranges on the branch image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)

Os regulamentos de quarentena cítrica visam manter as populações de árvores nativas o mais saudáveis possível. Essas leis são muito estritas, uma vez que um surto de doença em qualquer árvore cítrica pode desafiar severamente os pomares comerciais na Flórida e Califórnia. Todavia, não faltam pragas e doenças que já chegaram às regiões de cultivo nos EUA, algumas das quais podem se manifestar como manchas brancas no tronco e galhos da laranjeira-da-baía.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

As laranjeiras-da-baía enfrentam ameaças de infestações de insetos. As manchas brancas em áreas lenhosas de sua laranjeira -- tronco e galhos -- podem ser colônias de insetos causadores de escamas, como a cochonilha da escama farinhosa ou o pulgão-branco das árvores cítricas. Como a infestação por pulgão-branco pode começar em apenas algumas árvores do pomar, podem passar despercebidas pelos cultivadores até terem se reproduzido em números suficientes para causar problemas de saúde às laranjeiras.

Identificação

A cochonilha da escama farinhosa -- também conhecida como Unaspis citri -- aparece no tronco e galhos de uma laranjeira como massas brancas. Pode afetar todas as partes da árvore, mas atacam principalmente tronco e galhos. De perto é possível ver os insetos individuais, que parecem vermes brancos, mas se magnificados, eles se agregam como manchas brancas em sua laranjeira. Os pulgões-brancos das árvores cítricas -- Ycerya purchasi -- podem causar graves danos às árvores e viveiros de mudas. As fêmeas adultas têm corpos vermelho-alaranjados ou marrons cobertos com uma substância cerosa de cor clara, que lhes dá a aparência branca nos troncos de árvores cítricas. Desenvolvem sacos de ovos canelados que se tornam maiores do que os próprios insetos.

Por que a laranjeira-da-baía tem manchas brancas no tronco e galhos?
As escamas aparecem em áreas lenhosas da árvore (tending my flock image by RFCat from Fotolia.com)

Efeitos

Os efeitos dessas infestações de escamas em laranjeiras-da-baía podem ser devastadoras. A cochonilha da escama farinhosa pode causar a formação de fendas na casca das árvores, depositam esteiras de boas-vindas para outras invasões de pragas ou doença. O pulgão-branco das árvores cítricas podem deixar para trás excreções chamadas de "melado", que leva à fumagina. Embora nenhuma das pragas se instale na própria fruta, o declínio da árvore por infestação de escamas eventualmente afeta não apenas a porção lenhosa, mas também folhas e frutos.

Prevenção/Solução

Uma maneira natural de erradicar escamas de suas laranjeiras é importar um inseto benéfico, o besouro Vedalia -- chamada de joaninha -- que adora comer minimonstros escamosos. Muitos fornecedores de horticultura vendem joaninhas exatamente para essa finalidade. Após controlarem a infestação, suas joaninhas impedirão reuniões de insetos indesejáveis. Uma abordagem mais direta é borrifar, com um revólver aplicador, um inseticida apropriado nas manchas infestadas, embora esta possa não ser a abordagem mais saudável ao redor de uma árvore frutífera.

Por que a laranjeira-da-baía tem manchas brancas no tronco e galhos?
Sua nova arma secreta (ladybug image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Considerações

Há outra causa possível de manchas brancas no tronco e galhos de sua laranjeira-da-baía. Você pode ter líquens. Líquens no tronco de uma laranjeira-da-baía parecem ser manchas branco-acinzentadas. Embora possam não ser visíveis, os líquens não afetam a saúde da árvore. Caso estejam ficando grandes, isto significa que estão crescendo mais depressa que a árvore, assim possivelmente sua laranja-da-baía pode se beneficiar com algum fertilizante. Além disso, se sua árvore estiver sofrendo com alguma praga ou doença de insetos, os líquens podem estar beneficiando-se do afinamento do dossel da árvore por obter mais luz solar e, portanto, crescer mais depressa, tornando-se mais visíveis no tronco. Os líquens, por si sós, não extraem nada árvore hospedeira. São uma combinação de algas e fungos inofensivos para a laranjeira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível