Como lavanda repele mosquitos

Escrito por marlene affeld | Traduzido por marianna r. molena
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lavanda repele mosquitos
Lavanda é fácil de plantar e crescer (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Lavandula angustifolia, a lavanda, é uma planta perene resistente de caule lenhoso e folhas verde-acinzentadas, com formato de agulhas e flores roxas. Lavanda é uma das muitas plantas aromáticas que contém essências que protegem de predadores e doenças. Cultivada por séculos por causa de suas propriedades curativas, uso culinário e propriedades aromáticas, o comércio da lavanda cresceu na Europa, Austrália e Estados Unidos. Embora o aroma seja nocivo para os insetos, a lavanda apresenta um convidativo aroma floral que os humanos acham agradável e calmante.

Outras pessoas estão lendo

Uso culinário

A lavanda tem sido usada há mais de 2500 anos como tempero culinário e erva curativa. Além das propriedades culinárias, o óleo essencial de lavanda é usado para aromatizar perfumes, loções, sabonetes, shampoos e géis de banho. O aroma de lavanda é um dos mais usados na aromaterapia. O óleo essencial de lavanda é um dos principais componentes de muitos repelentes de insetos à base de plantas orgânicas.

Como lavanda repele mosquitos
Beija-flor se alimentando de néctar de lavanda (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Lavanda repele insetos

A lavanda faz um excelente papel repelindo mosquitos, carrapatos, traças, ácaros e pulgas. Durante a fase de floração, muitos pássaros se alimentam do néctar da lavanda, assim como abelhas e outros insetos benéficos. Já os insetos que infestam plantas jovens de jardim são afastados pelo odor das flores. Plante lavanda aromática perto de árvores frutíferas para deter mariposas-da-maçã e infestações de moscas brancas.

Como lavanda repele mosquitos
A essência do óleo de lavanda é repugnante para mosquitos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aplique frequentemente

Repelentes de insetos à base de óleo essencial de lavanda têm um curto prazo de eficácia, assim que os vapores se dissipam. Se os mosquitos insistirem em perturbar, reaplique frequentemente. Salpique algumas gotas nas mãos e esfregue nos cabelos e na pele exposta. Passe de 8 a 10 gotas de óleo essencial de lavanda em uma bola de algodão e guarde dentro de bolsos internos ou botas. O aroma permanece mais tempo no algodão do que quando aplicado diretamente sobre a pele.

Como lavanda repele mosquitos
Adicione óleo essencial de lavanda em algodão e guarde em sacos de dormir e roupas de cama. (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Lavanda em lençóis

A maioria dos insetos que picam, mordem ou causam outro tipo de irritação são repelidos pelo aroma de lavanda. Distribua botões de lavanda entre cobertores e roupas de lã guardadas para repelir traças. Adicione de 20 a 30 gotas de óleo essencial de lavanda na água do enxague final quando estiver lavando a roupa de cama. O aroma suave de lavanda deixa tecidos com um cheiro fresco e limpo enquanto espanta moscas incômodas, mosquitos e ácaros.

Como lavanda repele mosquitos
O cheiro de roupa perfumada com lavanda é calmante e centralizador (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível