Mais
×

Leite de magnésia: efeitos colaterais em crianças pequenas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se seu filho pequeno, com idade de um a três anos, estiver sofrendo de constipação, especialmente crônica, converse com seu pediatra sobre maneiras de aliviar os sintomas. Seu pediatra provavelmente vai conduzir um exame para buscar quaisquer causas estruturais ou relacionadas a doenças. Geralmente, porém, a causa está relacionada à dieta (uma deficiência de fibras ou excesso de leite) ou ao medo da defecação. Peça a seu pediatra recomendações específicas sobre a dieta e sobre como diminuir o medo do seu filho e encorajar a eliminação diária.

O leite de magnésia é uma maneira de aliviar a constipação do seu filho (sad toddler image by pcphotos from Fotolia.com)

Efeitos colaterais

Estudos publicados nas revistas científicas "Pediatrics" (Pediatria) e "American Family Physician" (Médico Familiar Americano) descobriram que o leite de magnésia em geral é seguro; porém, converse com seu médico se seu filho desenvolver diarreia, náusea ou começar a vomitar.

Overdose

Use o leite de magnésia exatamente como seu pediatra orientar. Não dobre a quantidade para compensar uma dose perdida. Os sintomas da overdose podem incluir náusea, vômitos, diarreia, pressão sanguínea baixa, batimentos cardíacos lentos, sonolência, coma e até morte, se você não procurar ajuda imediatamente. Ligue para seu centro local de controle de envenenamento e depois para seu médico.

Interação

Já se mostrou que o leite de magnésia interage com certos antibióticos. Converse com seu pediatra se seu filho estiver tomando antibióticos. Sinais de interação podem incluir infecção ou constipação prolongadas, o que indicaria eficiência reduzida de um dos medicamentos.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article