Como ler exames de sangue comuns

Escrito por ehow contributor | Traduzido por giovana moretti
Como ler exames de sangue comuns
Leia exames de sangue comuns

Em quase todos os exames de rotina, nós extraímos amostras de sangue, pois são um bom indicador sobre a nossa saúde em geral, porém, a maioria de nós não tem nenhuma ideia sobre o que os resultados do exame significam. Aqui está um guia básico para saber o que os resultados dos seus exames de sangue querem dizer.

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Leia os resultados do seu exame e encontre seu nível de eritrócitos na folha. O nível normal é de 4.5 a 5.9 milhões/mm³ para homens, e de 4.0 a 5.3 milhões/mm³ para mulheres. Os eritrócitos representam a quantidade de células vermelhas (hemácias) presentes a cada 1 mm³ de sangue. O VCM (volume corpuscular médio, ou VGM, volume globular médio) é um índice relacionado aos eritrócitos, representando o tamanho das hemácias. Seu nível normal é entre 80 e 96.

  2. 2

    Procure pela leitura de hemoglobina. Uma leitura normal varia entre 14 a 18 g/dl para homens, e de 12 a 16 g/dl para mulheres. Seu hematócrito está relacionado à hemoglobina, e uma leitura normal está entre 40 e 54 para homens e entre 37 e 47 para mulheres. Os médicos usam os resultados de exames do hematócrito baixos para diagnosticar anemia.

  3. 3

    Procure pelos leucócitos nos resultados do seu exame de sangue. O número encontrado representa a quantidade de glóbulos brancos a cada milímetro cúbico (mm³) do sangue. Uma leitura normal para um adulto é entre 3800 e 10800. Crianças e bebês têm leituras bem maiores. O Diferencial de Glóbulos Brancos é a porcentagem de diferentes tipos de doença que estão em combate com seus glóbulos brancos no corpo. Os níveis normais de neutrófilos para este caso são de 55% a 80%; para linfócitos é de 25% a 33%; e para monócitos é de 3% a 7%.

  4. 4

    Verifique a leitura das suas plaquetas. O número de plaquetas é uma medida do quão bem seu sangue coagula, mas não é o único indicador. Pessoas com contagens abaixo de 50 mil já sobreviveram a acidentes com hemorragia interna, e algumas pessoas com contagens normais ainda têm problemas com hemofilia. Um nível normal é de entre 150 mil e 300 mil plaquetas.

  5. 5

    Veja a leitura para o colesterol total. As disputas são comuns entre o colesterol bom e o ruim, e sobre o quão ligados eles estão com as doenças no coração e insuficiências cardíacas. Acesse o website do American Heart Disease para mais informações sobre a maioria dos tratamentos e teorias atuais.

  6. 6

    Dê uma olhada nos níveis de amilase no seu exame de sangue. É a medida de uma enzima feita pela sua saliva e pelo pâncreas, e pode indicar infecções neste. Os nívels normais devem ser entre 25 e 125 miliunidades/ml. Outra enzima que você encontra nos exames de sangue é a CPK ou CK. Os níveis normais são de 12-170 miliunidades/ml, com leituras um pouco menores em mulheres.

  7. 7

    Meça as suas funções renais com as medidas de TGP, fosfatase alcalina, TGO, LDH e bilirrubina total, e sua função hepática com uréia e creatinina. As funções renais são diferentes de uma pessoa para a outra, e você precisa perguntar ao seu médico o que os resultados significam. No caso da uréia, os nívels normais são de 10 a 20 mg/dl e a creatinidade deve ser entre 0.6 e 1.2 mg/dl.

Dicas & Advertências

  • Se você tiver quaisquer dúvidas quanto a um resultado de exame, fale com seu médico. Ele deve responder às suas perguntas, além de lhe dar dicas de como ficar saudável.
  • Nunca faça autodiagnósticos. Até médicos vão a outros médicos. Fale com o seu caso tenha quaisquer preocupações quanto aos resultados do seu exame de sangue.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível