Lesões nos ombros em cães

Escrito por glenda taylor Google | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lesões nos ombros em cães
Lesões no ombro do seu cachorro podem ter várias causas (dog image by Peter Toth from Fotolia.com)

O sistema esquelético do seu cachorro trabalha junto aos músculos, tendões e ligamentos, permitindo que o cão se mova livremente. Quando seu cachorro sofre uma lesão na articulação do ombro ou nos tendões adjacentes por causa do impacto dos saltos, tensão muscular, ou um trauma na junta, ele pode mancar ou se recusar a colocar o peso nas patas da frente.

Outras pessoas estão lendo

Características

Diferentemente dos humanos, cães não têm clavículas se conectando às suas omoplatas. O osso do úmero encaixa diretamente no ombro e fornece uma grande abertura de angulação, permitindo que o cachorro estique suas pernas da frente quando pula pra frente ou corre. A frente da junta do ombro, na maioria das raças saudáveis, está em um alinhamento vertical com as patas dianteiras do cão. Vários músculos conectam as omoplatas às pernas dianteiras, à espinha, à caixa torácica e ao pescoço.

Função

Quando as articulações do ombro do cachorro e os músculos que a cercam estão funcionando normalmente, ele se move com facilidade. Quando o cão aumenta a velocidade, seu passo muda de um trote pra uma corrida e suas pernas dianteiras se esticam ao máximo, e, como resultado, o cachorro irá abaixar a cabeça para logo acima das costas e esticá-la levemente. Isso permite que ele aumente a angulação dos ombros. Se o cão não está acostumado a rápidos momentos de corrida, ele pode sofrer uma tensão muscular, que resulta em dor nos ombros.

Sintomas

Lesões na junta do ombro irão fazer com que o cachorro manque, e pode parecer que a dor é mais abaixo na pata dianteira. O cão pode colocar pouca ou nenhuma pressão na pata. Fique em frente ao seu cachorro e veja seu corpo inteiro, notando como estão seus ombros. Além disso, passe suas mãos gentilmente pelo ombro dele, para checar se há inchaço ou alguma lesão externa.

Causas

Se você assistiu à causa da lesão, você está um passo à frente. Entretanto, na maioria das vezes o dono do cachorro não percebe nada errado até que o cachorro comece a mancar. Lembre-se das atividades mais recentes; se seu cachorro pulou, mesmo que uma pequena distância, ou correu rapidamente, ele pode estar sofrendo de uma lesão por esforço nos músculos e tendões, ou na articulação do ombro. Se a dor é muito forte, seu veterinário vai querer saber que atividades ocorreram antes da lesão.

Diagnóstico

Seu veterinário poderá tirar raios-X para determinar a extensão da lesão, em alguns cães, osteocondrose (OCD), uma condição em que a cartilagem do ombro se desenvolve incorretamente, imita a lesão na junta do ombro, e pulos relativamente pequenos resultam em dor e inchaço. Lesões no ombro são mais comuns em cães maiores.

Prognóstico

A maioria das lesões no ombro que envolvem estresse muscular ou pequenos rasgos se resolvem sozinhos em uma ou duas semanas sem tratamento, mas um veterinário deve examinar qualquer cão que esteja sentindo dor por mais de duas semanas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível