Pontos de pressão do cavalo que o fazem levantar a pata

Escrito por sara clark | Traduzido por luana ribeiro
Pontos de pressão do cavalo que o fazem levantar a pata

Os cascos dos cavalos devem ser verificados e limpos regularmente

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Cavalos são animais de grande porte que dependem de suas patas e pernas para sobreviverem. O formato do cavalo mostra que ele possui uma grande quantidade de massa corporal sustentada por quatro suportes relativamente pequenos, que suportam muito esforço nas juntas e patas. Verificar as patas e pernas do cavalo é uma medida básica essencial para mantê-los saudáveis. Saber como aplicar uma leve pressão é útil para fazer um cavalo relutante levantar a pata.

Outras pessoas estão lendo

Por que levantar a pata do cavalo?

Uma verificação regular da pata do cavalo é parte essencial de uma rotina de cuidados. Problemas nas patas podem evoluir rapidamente até que o animal torne-se coxo, então, tente identificar potenciais problemas o mais rápido possível. Se seu cavalo utiliza ferraduras pregadas em seu casco, os pregos podem ficar frouxos, balançando-as e criando instabilidade. Neste caso, a ferradura deve ser removida e recolocada adequadamente. Os cavalos possuem uma almofada triangular na parte traseira de suas patas. Pedras muitas vezes podem ficar encravadas entre elas e a ferradura, causando hematomas. Além disto, qualquer corte ou trauma nestas almofadas ou na sola da pata pode agravar-se rapidamente e deixar o cavalo manco.

Porque o cavalo pode estar relutante a levantar sua pata

Alguns cavalos podem ficar relutantes a levantar sua pata quando requisitados, algumas vezes tornando-se muito agitados. Existem duas razões principais para isso - medo e dor. Como o cavalo é um animal de grande porte, pegar uma de suas patas deixa-o efetivamente desabilitado. Se ele for jovem, inexperiente ou nervoso, vai relutar muito para não perder a chance de evitar que levantem sua pata. Diversas vezes isto requer muito trabalho por parte do cuidador antes que os cavalos sintam-se confortáveis quando sua pata estiver sendo segurada. Do mesmo modo, se o cavalo estiver com dor, ele pode não querer levantar a pata para o exame. Normalmente ele vai ser mais relutante a levantar uma perna boa do que uma manca, já que será forçado a suportar mais peso na pata machucada.

Pontos de pressão para levantar a pata

Para levantar a pata frontal do cavalo para realizar a limpeza, fique parado na altura do ombro, voltado para a cauda. Passe a mão na parte de trás da perna dele. Cavalos bem treinados normalmente levantam sua pata neste momento, mas, caso o seu esteja relutante, pressione firmemente o peso de seu corpo contra o ombro dele. Isto vai desbalancear suficientemente o cavalo para que ele levante a perna que você está segurando. Para levantar uma perna traseira, fique com seu ombro contra o quarto traseiro do cavalo, voltado para a cauda. Passe sua mão descendo pela frente da perna e, se necessário, pressione firmemente contra o quadril até que ele mude seu apoio de peso. Alguns cavalos são mais sensíveis a manipulações em suas patas traseiras e podem dar coices ou até mesmo andar para frente ou para trás. É prudente utilizar um capacete e proceder com cautela ao cuidar de um cavalo desconhecido.

Outros pontos de pressão

Para fazer que seu cavalo levante a pata para frente e para cima, bata gentilmente na parte traseira do joelho com sua mão ou com um graveto. Este movimento é utilizado para ensiná-los a fazer o famoso Trote Espanhol, um movimento exagerado de caminhada utilizado no adestramento, que é um teste competitivo do treinamento de cavalos. Outra área sensível é acima dos bulbos do calcanhar — a área carnosa e arredondada na parte traseira da pata. Segure a perna levantada e coloque seu polegar entre os bulbos do calcanhar. Passe-o subindo pela perna até que ele chegue no buraco na parte traseira da articulação do tornozelo do cavalo. Aplicar pressão aqui causa uma contração em seu membro e levanta sua pata para trás.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media