Tempo necessário para regenerar espermas

Escrito por andrea townsley | Traduzido por marina vidal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tempo necessário para regenerar espermas
Os homens produzem milhares de espermas por dia (Ingram Publishing/Ingram Publishing/Getty Images)

Os homens produzem milhares de espermas por dia, diferentemente das mulheres, que já nascem com todos os óvulos que terão pelo resto da vida. O ciclo de regeneração do esperma leva em média 74 dias e isso deve ser considerado ao tentar conceber.

Outras pessoas estão lendo

Ciclo produtivo

O esperma é fabricado nas vesículas seminais e, após o desenvolvimento das cabeças e das caudas, ele é transportado para o epidídimo, para amadurecer mais. Fica armazenado lá até que estejam prontos para ser expelidos do corpo. Durante a ejaculação, o esperma é projetado pelo canal deferente, que circunda a bexiga. A extremidade do canal deferente é conhecida como duto ejaculatório e lá o esperma é misturado com o sêmen das vesículas seminais. O duto leva até a uretra, onde a próstata, assim como o bulbo da uretra, adiciona com maior fluidez. O sêmen, então, junto com o esperma e as secreções, é ejaculado através do resto da uretra, dentro do corpo da mulher.

Significado

É necessário esperma saudável para que a concepção aconteça. Ele é regenerado em um ciclo constante, dando a cada ejaculação espermas frescos e saudáveis para fertilizar um óvulo.

Efeitos

Como o esperma também é composto por células do corpo, ele recebe os mesmos nutrientes e toxinas. Se o homem se cuidar, comendo de maneira saudável, não bebendo nem usando drogas e ingerindo as vitaminas certas, é provável que tenha um esperma saudável, a menos que haja algum outro problema. No entanto, se o homem participar de atividades que não sejam saudáveis, o esperma também não será saudável. A solução para infertilidade é simples, quando ela estiver relacionada a hábitos não saudáveis: basta mudar os hábitos, que o esperma se tornará saudável. Isso demorará 74 dias para acontecer, pois é o tempo aproximado que o esperma leva para completar o ciclo e regenerar-se.

Benefícios

Os benefícios de aguardar que o esperma se regenere antes de começar a tentar conceber são vários, mas a principal razão é permitir que um esperma saudável fertilize o óvulo, aumentando as chances de sobrevivência. O esperma defeituoso pode levar a um embrião defeituoso, que pode ter anormalidades nos cromossomos ou deficiências no nascimento. Muitos zigotos com anormalidades nos cromossomos são abortados de forma espontânea, pois não teriam chance de sobrevivência fora do útero. É por essa razão que muitos casais decidem usar métodos de controle de natalidade por três meses após o homem ter feito mudanças significativa no estilo de vida, como parar de fumar ou parar beber.

Variabilidade

Normalmente é dito que o esperma leva três meses para regenerar-se, mas 74 dias, na verdade, correspondem a dois meses e meio. Isso é um arredondamento feito para equilibrar as diferenças individuais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível