Quais hormônios são responsáveis pelo crescimento dos seios?

Escrito por contributing writer | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais hormônios são responsáveis pelo crescimento dos seios?
Os hormônios responsáveis pelo crescimento dos seios são poderosos e complexos (Image: Patrick J. Lynch, medical illustrator; C. Carl Jaffe, MD, cardiologist, license http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/)

Diferentes hormônios são responsáveis pelo crescimento dos seus seios durante a vida. O período de maior crescimento é durante a puberdade. Como adulta, você já deve ter se perguntado se os hormônios causam crescimento mamário futuro. Mais tarde, na maturidade, você poderá se perguntar para onde foram os seus seios e se pode consegui-los de volta. Os hormônios que afetam o crescimento dos seios são poderosos, mas o modo como eles interagem é complexo. Então, nossa habilidade para aproveitar o funcionamento deles é limitada.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O hormônio sexual primário feminino é o estrogênio. Ele é produzido pelos ovários durante toda a vida da mulher. Os níveis desse hormônio são menores na infância e após a menopausa. Na puberdade, o nível de estrogênio atinge um pico, promovendo a maturação dos órgãos reprodutores e o crescimento dos tecidos mamários e pelos púbicos e nas axilas. A progesterona e a testosterona são também produzidas pelos ovários, mas não são tão responsáveis pelo crescimento dos seios como o estrogênio.

Função

A produção de estrogênio não começa espontaneamente. Na puberdade, o cérebro produz hormônios liberadores de gonadotrofina, que estimulam a pituitária a produzir hormônios chamados gonadotróficos. As gonadotrofinas primárias que agem nos ovários são os hormônios luteinizantes, ou LH, e folículo-estimulantes, ou FSH. O FSH e o LH fazem com o que o ovário aumente a produção de estrogênio. Este aumento dos hormônios pituitário e gonadal apenas ocorre na puberdade, o que é o motivo do aumento drástico dos seios não poder ocorrer novamente depois.

Tamanho

A distribuição genética da gordura corporal é o fator mais importante do crescimento dos seios. Portanto, o tamanho que os seios de uma mulher atingem durante a puberdade é altamente variável entre dois indivíduos. Uma mulher com predisposição para ter pouca gordura no peito, terá seios pequenos. Isso não afeta a função do tecido mamário nem a habilidade para lactar.

Efeitos

Hormônios fazem com que o tamanho dos seios mude levemente durante a vida de uma mulher. Durante a gravidez, os níveis de estrogênio aumentam e a mulher notará um aumento no tamanho dos seios. Parte disso se deve ao inchaço do tecido mamário e parte à gordura corporal. Quando o nível de estrogênio começa a diminuir, após os 35 anos, o tecido funcional mamário encolhe. Essa diminuição também gera uma mudança na distribuição de gordura para um modo de aparência mais infantil - longe dos seios e nádegas e em direção à barriga.

Considerações

Os seios podem parecer crescer em resposta à suplementação de estrogênio. A terapia de reposição de estrogênio pode causar inchaço nos seios e maciez semelhante às fases pré-menstruais e da gravidez. Suplementos herbais como de Serenoa repens ou inhame selvagem, que contêm fitoestrogênios, podem ter efeitos similares. Porém, em ambos os casos, o tamanho dos seios irá voltar ao normal quando o estrogênio ou fitoestrogênio for descontinuado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível