Lições da Bíblia e atividades manuais sobre a purificação do templo para o maternal

Escrito por michael monet | Traduzido por tatiana arnold
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lições da Bíblia e atividades manuais sobre a purificação do templo para o maternal
Crianças em idade pré-escolar captam idéias complexas através de atividade manuais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Crianças em idade pré-escolar têm atenção de curta duração e uma dificuldade para compreender conceitos complexos. Algumas histórias bíblicas são cativantes para a mente criativa de uma criança, enquanto outras são difíceis de ser contadas. Na história da Bíblia sobre a purificação do templo, Jesus expulsa os cambistas e comerciantes do templo, enfurecido porque a casa de Deus estava sendo usada como um lugar de comércio. Essa história pode ser usada para ensinar aos pequeninos a ideia de que a igreja é um lugar santo e puro, através de simples atividades manuais.

Outras pessoas estão lendo

Colorir um desenho

Muitos sites oferecem desenhos para colorir para lições específicas da Bíblia. Crianças nessa faixa etária precisam fazer uma atividade enquanto estão aprendendo um conceito, para manter suas mentes atentas. Colorir é uma atividade divertida que os pequenos amam. Enquanto estiverem colorindo desenhos sobre essa história, eles serão forçados a pensarem no que estão pintando. Como professor, você pode levá-los a meditar sobre Jesus ter expulsado os cambistas e comerciantes e explicar como eles estavam sendo desrespeitosos aos olhos de Jesus.

Purificação do templo

Faça um desenho simples de um templo e tire uma cópia para cada criança da sua sala. Em seguida, faça pequenos desenhos para recortar de coisas que pertençam e outras que não pertençam ao templo. Por exemplo, desenhe uma cruz, livros de oração, um altar, e coisas negativas da própria história, como pacotes de dinheiro, gado e cambistas vendendo coisas das suas mesas. Tire muitas cópias desses itens para que cada crianças tenha muitos. Para começar, peça às crianças para colocarem tudo no templo. Conte até três e dê a elas um minuto para tirar todas as coisas que não pertencem ao templo. Ao final, explique por que alguns itens permaneceram e outros, não.

O corpo é um templo

A história da "Purificação do Templo" é um lembrete para os cristãos tratarem seus corpos como um templo. Ensine esse conceito para as crianças fazendo o desenho do próprio corpo delas em folhas de papel de artesanato, para que elas coloquem figuras de coisas e hábitos saudáveis. Coloque os pequenos, um de cada vez, deitados em uma folha de papel e faça o contorno. Recorte e deixe que cada criança leve para casa para decorar. Instrua-os para que desenhem coisas e hábitos saudáveis no molde. Dê para cada criança um bilhete para entregarem aos pais, explicando o objetivo da lição, assim eles poderão ajudar seus filhos. Elas podem desenhar frutas, verduras, pessoas praticando esportes e outros hábitos saudáveis. Lembre-as de que os corpos representam templos; portanto, elas devem mantê-los limpos assim como Jesus fez com o templo de seu Pai.

Dramatização

A peça teatral é uma maneira eficaz de ensinar às crianças sobre a "Purificação do Templo". Com a dramaturgia, os alunos percebem as ideias por trás da lição através de seus corpos e imaginação. Após ler a história para classe, fale para cada um ser um personagem e peça as crianças para encenarem como se fosse um jogo. Uns serão os cambistas, outros, os vendedores, e um deles representará Jesus. Faça um jogo de pega-pega, em que a criança representando Jesus tem que pegar cinco cambistas e ou vendedores, e quem ele tocar tem que sair. Quando a criança pegar os cinco, troca de papel com outra criança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível