×
Loading ...

Como lidar com a raiva no seu casamento ou relacionamento

Atualizado em 19 julho, 2017

A raiva é uma emoção comum. Devido a proximidade deles, você pode ser particularmente propenso a ficar com raiva das pessoas mais próximas, principalmente do seu cônjuge ou companheiro. O importante é como você escolhe lidar com a sua raiva. Você pode se comportar de maneiras destrutivas ou comunicar seus sentimentos de forma racional e eficaz. Saber como lidar com as emoções no seu casamento pode levar a um vínculo mais saudável com os seus entes queridos.

Instruções

Lidar com a sua raiva de uma maneira calma irá promover um relacionamento saudável (couple arguing image by Luisafer from Fotolia.com)
  1. Recue e avalie a situação antes de preparar os seus motivos. Coloque-se na posição do seu parceiro. Frequentemente, você irá perceber que ele não te irritou de propósito. Avalie também o motivo pelo qual você está zangada. Muitas vezes, os casais brigam por pequenas coisas enquanto há um problema subjacente que é a verdadeira questão. Você gritou com o seu cônjuge por não levar o lixo para fora, mas está realmente chateada por que ele está trabalhando até tarde de novo? Você foi rude com o seu companheiro pela caixa de leite vazia na geladeira mas estava realmente brava com a maneira como ele equilibra o talão de cheques? Saiba a verdadeira razão de estar irritada antes de abordar o seu parceiro. Se ajudar, anote o que aconteceu entre vocês que a fez ficar com raiva e o que você espera alcançar. Muitas vezes, os casais brigam sem motivo. Saber o que você espera ganhar com a conversa ajudará na discussão.

    Loading...
  2. Antes de abordar o seu parceiro quando estiver com raiva, respire fundo. Você deve estar calma antes de conversar com ele, pois isso irá diminuir a chance de o seu companheiro ficar na defensiva e irracional. Fale em um tom de voz mais baixo e evite usar gestos exagerados com as mãos, uma vez que isso pode ser visto como hostil.

  3. Permaneça focada. Mais uma vez, anotar os seus pensamentos pode ajudá-la a não fugir do assunto. Não mencione eventos irrelevantes do passado. Isso só vai irritar ainda mais o seu parceiro e não vai ajudar a solucionar a situação. Se você estiver irritada com outra coisa, guarde isso para outra conversa separada.

  4. Evite insultos. Nada de xingamentos. Tente controlar o seu tom e evite soar sarcástica. Até mesmo chamar o seu parceiro de "amor" como faz normalmente pode acabar soando condescendente e prejudicial se usado em um tom sarcástico.

  5. Ouça. Evite interromper o seu companheiro. Deixe um tempo para ele falar. Quando ele estiver falando, seja compreensiva e compassiva. Não pense no que você planeja dizer a seguir.

Loading...

Dicas

  • Se vocês tiverem filhos, certifique-se de que eles não estejam por perto quando você falar com o seu parceiro. Providencie um momento em que as crianças ainda estejam na escola. Se for necessário, espere até os fins de semana, quando as crianças estão fora com os amigos.

Aviso

  • Às vezes, vocês podem precisar da perspectiva de uma terceira pessoa. Nunca envolva um amigo ou familiar; em vez disso, consultem um terapeuta de casal.

Referências

Loading ...
Loading ...