Como lidar com tipos de personalidade incompatíveis

Escrito por lars tramilton | Traduzido por luana santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com tipos de personalidade incompatíveis
Corte o conflito pela raiz (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Às vezes você vai encontrar alguém com quem simplesmente não se dará bem. Talvez uma pessoa seja mais casual e descontraída, e você seja mais regrado e rigoroso. Nestas situações, especialmente no local de trabalho, podem surgir sérios conflitos e tensões. Saiba como lidar com tipos de personalidade opostas, a fim de estabelecer um ambiente produtivo e livre de conflitos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Comunique-se. A comunicação direta é a chave para gerenciar as diferenças de personalidade. Se estiver lidando com uma pessoa difícil, fale com ela pessoalmente. Não arraste outra pessoa na situação. Discuta o conflito de forma racional, com calma e nada de agressão, apontar dedos e raiva. Concentre-se apenas em resolver os problemas que são contraproducentes para seus objetivos mútuos e não discutam as diferenças entre seus tipos de personalidade.

  2. 2

    Comprometa-se a escutar. Para refrear confrontos com um tipo de personalidade incompatível, tente ouvir atentamente o que a outra pessoa tem a dizer. Isso está no outro extremo do espectro da escuta defensiva, o que envolve pensar em uma réplica em vez de realmente ouvir as palavras que saem da boca do outro. Não julgue a outra pessoa e mostre que você está ouvindo ao repetir e parafrasear algumas das principais ideias. Certifique-se de que entendeu a mensagem correta, solicitando uma resposta. Depois de garantir que a sua interpretação está certa, finalmente retruque o que a outra pessoa disse.

  3. 3

    Elimine sentimentos de competição. Se tiver que lidar com um tipo de personalidade conflitante por qualquer razão, tente renovar a relação para funcionar mais como uma equipe, e não como concorrentes. Isto pode ser eficaz, especialmente em situações de trabalho. Enfatize uma perspectiva de equipe nas tarefas diárias e use palavras como "nós" e "nosso" em vez de "eu" e "meu"

  4. 4

    Mostre empatia. Um passo importante para a gestão de personalidades conflitantes é a empatia. Ponha todos os sentimentos negativos que tem sobre a outra pessoa de lado por um tempo. Tente observar a vida a partir do ponto de vista dela. Leve em conta fatores cruciais que podem afetar sua visão, seja gênero, economia ou cultura.

  5. 5

    Aprecie as diferenças. Em vez de julgar e menosprezar outra pessoa que pode pensar diferente de você, faça uma tentativa verdadeira de apreciar as diferenças. Lembre-se que para uma equipe prosperar, as diferenças de personalidade são vitais. Se for companheiro de quarto ou colega de trabalho de uma pessoa difícil, suas diferenças podem ser usadas ​​como pontos fortes.

  6. 6

    Faça perguntas. Quando as pessoas são hostis com as outras, é comum não expressar seus sentimentos. Para ter sucesso em qualquer situação, o esclarecimento é necessário. Transmita respeito e uma atitude que mostre que quer um compromisso mútuo ao expressar sentimentos, necessidades, ideias e problemas com pessoas que têm tipos de personalidade diferentes da sua.

Dicas & Advertências

  • Em alguns casos, colocar alguma distância entre você e a pessoa incompatível é a única maneira de lidar de verdade com o problema, especialmente se ela não está disposta a tentar uma mudança permanente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível