Limpeza de piscinas com ozônio

Escrito por jerry garner | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Quando se trata de limpeza e manutenção de piscinas, o ozônio é o favorito como substituto do cloro. Europeus usam ele há mais de 100 anos em hospitais para refinar a água e conter odores. Como substâncias com cloro, o gás ozônio, uma forma ativa do oxigênio, oxida os resíduos quando eles se dissolvem na água.

Outras pessoas estão lendo

Base da limpeza com ozônio

Como é um oxidante poderoso, ozônio é ideal para ser usado em piscinas ou spas. Diferente de sistemas clorados, entretanto, piscinas de ozônio são limpas completamente. O oxigênio do ar passa pela câmara do sistema de ozônio e é exposto a uma radiação UV. Dessa forma, moléculas de oxigênio, O2, são combinadas em O3, formando ozônio.

Produzir ozônio desse jeito oxida qualquer componente que poderia poluir a água, destruindo-os rapidamente. Com ozônio, o sistema de filtragem absorve sujeira, gordura, óleos e excesso de resíduos bem mais rápido. O ozônio se quebra naturalmente e rapidamente se transforma em oxigênio. Como ele é um produto mais eficiente, ele reduz a quantidade de trabalho e gasto futuro com a manutenção da piscina. Consequentemente, a piscina fica em uma ótima condição por muito mais tempo.

Como é feito

Quando instalado no encanamento do sistema de filtração de uma piscina ou spa, o equipamento de ozônio libera gás ozônio na água da piscina por um pequeno tubo, purificando-a de forma mais eficiente. A água passa pelas células do kit de sistema de ozônio e é ionizada com uma frequência elétrica particular. As partículas de oxigênio carregadas positivamente resultantes se conectam a partículas negativamente carregadas na água.

Esse processo produz aproximadamente 15 gramas de ozônio -- O3 dissolvido por hora. Ele também libera pequenas quantidades de íons de cobre e prata que matam bactérias e mantêm a água saudável e limpa. Algumas vezes, entretanto, a água ainda precisa de cloro como tratamento suplementar. Ele age como antisséptico, mas em doses muito menores do que quando é usado sozinho. Adicionalmente, como o sistema de ozônio tem pH neutro, não é necessário usar ácido, que torna a água corrosiva e desagradável.

Pontos importantes

Geradores de ozônio usam eletricidade para transformar o oxigênio do ar em ozônio ou O3. A produção e o uso do ozônio devem acontecer no mesmo lugar, porque é um desinfetante de vida útil curta. O filtro da piscina e o ralo precisam de manutenção regular, negligenciar essa ação vai diminuir o sistema de recirculação e fazer a piscina parecer mais suja do que ela realmente está. Normalmente, identificamos a limpeza da piscina com o cloro. Naturalmente, para a maioria das pessoas, é preciso se re-educar para começar a pensar no uso de ozônio para esses propósitos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível