Língua inglesa - Exercícios gramaticais com adjetivos

Escrito por joel barnard | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Língua inglesa - Exercícios gramaticais com adjetivos
É importante incluir atividades gramaticais sobre adjetivos nas aulas de inglês (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Adjetivos somam cerca de um quarto da língua inglesa e falantes nativos os usam de diversas maneiras. Justamente por isso, é importante que um professor de língua inglesa incorpore uma ampla gama de atividades gramaticais baseadas em adjetivos nas aulas para que os alunos de inglês como língua estrangeira aprendam a reconhecer e utilizar essas palavras corretamente.

Outras pessoas estão lendo

Adjetivos de comparação

Essa atividade é para que os alunos pratiquem a formação de adjetivos de comparação. Prepare duas ou três frases comparando os alunos e então leia as frases para a turma. Por exemplo, "He is bigger than Rodrigo", "He has longer hair than Pedro" e "He does his home work more often than Julia". A turma então terá que adivinhar a qual aluno a frase se refere. Divida a turma em grupos de três ou quatro e peça aos alunos que escrevam suas próprias frases comparando pessoas da turma. Circule pela sala e ofereça ajuda quando for necessário. Quando a maioria dos grupos tiver terminado, peça que leiam suas frases para o resto da turma. Os outros alunos deverão então adivinhar a quem o grupo está se referindo.

Ordem das palavras com adjetivos

Nesta atividade, os alunos praticarão a ordem dos adjetivos nas frases. Escreva uma série de frases contendo vários adjetivos antes de substantivos; por exemplo, "I saw a big, black, angry dog yesterday". Mantendo as frases separadas umas das outras, corte cada uma, palavra por palavra. Divida os alunos em grupos e dê alguns conjuntos de frases divididas. Eles devem ordenar as palavras na ordem correta para formar as frases. Se desejar, você pode dar pontos aos grupos para cada frase que montarem corretamente.

Adjetivos superlativos

Nessa atividade os alunos praticam a formação de adjetivos superlativos. Escreva no quadro cinco palavras relacionadas a um determinado tópico. Você pode optar pelo tópico "Lugares" e escrever no quadro "Paris", "New York", "London", "Tokyo" e "Cape Town". Divida os alunos em grupos. Cada grupo deve, por sua vez, formar uma frase contendo um adjetivo superlativo sobre uma das palavras no quadro. Por exemplo, "Rio is the most beautiful". Quando um grupo não conseguir formar um superlativo com uma das palavras no quadro, a atividade prosseguirá sem eles. Continue até que reste apenas um grupo, dê um ponto aos vencedores e comece uma nova rodada com um novo conjunto de palavras relacionadas.

Combinações de adjetivos e substantivos

Nesta atividade, os alunos exercitarão as combinações de adjetivos e substantivos. Escreva no quadro, "I went to the beach today and I bought a delicious ice cream and...". Escolha aleatoriamente um aluno para repetir a frase e adicionar uma nova combinação de adjetivo e substantivo. Por exemplo, "I went to the beach today and I bought a delicious ice cream and saw a magnificent seagull". Escolha outro aluno, também aleatoriamente, para repetir essa frase e adicionar mais uma combinação. Se um aluno esquecer a frase ou não conseguir adicionar nada, ele estará fora da rodada e atividade prosseguirá sem ele. Continue este processo até restar apenas um aluno, o vencedor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível