Lista de doenças causadas pelo fumo

Escrito por paulo raviere
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de doenças causadas pelo fumo
Os pacotes de cigarro trazem imagens que aludem às doenças causadas por seu uso (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Hoje em dia não é mais segredo que o consumo de cigarros pode causar uma série de doenças gravíssimas, que inclusive podem levar à morte. Mesmo o fumante passivo, aquele que apenas inala a fumaça expelida por um fumante, corre o risco de desenvolver estas doenças, que vão da impotência sexual ao câncer.

Outras pessoas estão lendo

Impotência sexual

A ereção ocorre devido à livre circulação de sangue no pênis. No entanto, os cigarros contêm nicotina, que contribui para a degeneração e o estreitamento dos vasos sanguíneos. Isto reduz a circulação de sangue no órgão sexual, causando a disfunção erétil. Apesar de a impotência atingir principalmente homens acima dos 30 anos, o desgaste dos vasos sanguíneos ocorre gradualmente, de modo que um fumante jovem pode vir a ter problemas no futuro.

Lista de doenças causadas pelo fumo
A impotência é um problema de circulação sanguínea (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Doenças respiratórias

Os cigarros também são responsáveis por doenças pulmonares, como enfisema e bronquite crônica. Enfisema é o dano causado nos alvéolos, que são estruturas anatômicas minúsculas, responsáveis pela distribuição do oxigênio e eliminação do dióxido de carbono. Seu sintoma é a falta de ar. Já a bronquite crônica é a inflamação dos brônquios, as estreitas vias por onde o ar circula no pulmão. Seu principal sintoma é uma tosse com muco que pode se prolongar por meses.

Lista de doenças causadas pelo fumo
Os problemas respiratórios se prolongam por meses (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes provocadas pelo cigarro. O endurecimento das artérias é um processo que se desenvolve durante anos, deixando-as estreitas, rígidas ou bloqueadas (a mesma razão da impotência). O surgimento de coágulos tem de duas a quatro vezes mais chances de acontecer nas veias de um fumante. As doenças cardiovasculares podem tomar várias formas, dependendo de como as artérias são envolvidas. Algumas delas são: trombose, gangrena, derrame cerebral e ataque cardíaco.

Lista de doenças causadas pelo fumo
A principal causa de mortes por cigarro (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Câncer

Os fumantes têm mais chance de desenvolver câncer. Alguns, como o câncer no pulmão, na garganta e na boca ocorrem praticamente em fumantes, pois raramente acometem quem não tem esse vício, pois estão diretamente associados ao contato constante com a fumaça. Quanto maior a quantidade de cigarros consumidos por dia o tempo na condição de fumante, mais chances alguém terá de sofrer de câncer. Outros tipos comuns entre fumantes são o na bexiga, no esôfago, nos rins, no pâncreas e na cerviz (nuca).

Lista de doenças causadas pelo fumo
Uma doença diretamente relacionada ao cigarro (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível