Como usar a lógica booleana para pesquisar na Internet com eficácia

Escrito por jeff cunningham | Traduzido por bruna leoncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar a lógica booleana para pesquisar na Internet com eficácia
Quase todos os sistemas de busca online utilizam alguma variação da lógica booleana (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Basicamente todos os sistemas de busca online varrem a Internet usando o que chamamos de "lógica booleana", nomeada em homenagem ao matemático George Boole. Esse método utiliza frases que expliquem as relações lógicas entre dois ou mais termos com "operadores", tais como "e", "ou" ou "não". Essas frases tanto podem ser construídas pelo usuário (lógica booleana completa) ou pelo próprio sistema de busca.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Lógica booleana completa para bancos de dados e sistemas de buscas mais antigos

  1. 1

    Alguns sistemas de buscas e bancos eletrônicos de dados, principalmente aqueles criados antes de 1998 (tais como HotBot, Lycos, AltaVista, etc), ainda utilizam a lógica booleana completa. Nesses sistemas, para o retorno de resultados contendo um de dois ou mais termos, digite a palavra "OU" em maiúsculas antes de cada termo. Por exemplo, para pesquisar referências que contenham pelo menos uma das palavras "verão", "praia" ou "surfe", digite no campo de pesquisa: "verão OU praia OU surfe".

  2. 2

    Para pesquisar por entradas que contenham mais de um termo, digite "E" em letra maiúscula entre cada um deles. Para encontrar resultados que contenham todas as três palavras, digite "verão E praia E surfe" no campo específico.

  3. 3

    Para excluir resultados contendo determinada palavra, deixe o termo para o final acompanhado do operador "NÃO". Por exemplo, para pesquisar por entradas sobre praias enquanto filtra os resultados sobre Miami, digite "praias NÃO Miami" no campo específico.

    Lógica booleana implícita

  1. 1

    Para pesquisar em sistemas mais modernos por entradas que contenham todas as palavras (uma pesquisa com o "E"), simplesmente digite todos os termos no campo específico, separando-as por espaços. Nesse método, o exemplo de pesquisa dado anteriormente seria digitado como "verão praia surfe".

  2. 2

    Para filtrar certos resultados (uma pesquisa com o "NÃO"), coloque um sinal de menos antes do termo a ser excluído. Uma pesquisa por "praias", mas não por por aquelas de "Miami" deve ser digitada como "praias -Miami".

  3. 3

    Para conduzir uma pesquisa do tipo "OU", que não está disponível em sistemas que utilizam a lógica booleana implícita, você tem três alternativas: verifique as opções do sistema para ver se você pode alterar o método para lógica completa, faça a pesquisa em um sistema que utilize essa lógica ou clique em "Pesquisa Avançada".

    Pesquisar com a lógica booleana usando um formulário de terminologia

  1. 1

    Se o seu sistema escolhido é mais recente e possui um link para "Pesquisa Avançada", clique nele.

  2. 2

    No formulário que aparecer, para fazer uma pesquisa que contenha ao menos um de uma série de termos (uma pesquisa do tipo "OU"), encontre um campo que diga "Qualquer uma destas palavras", "Pelo menos uma destas palavras" ou "Deve conter estas palavras". Digite cada um dos termos nesse campo, separados por espaços.

  3. 3

    Pesquise por resultados que contenham todas as palavras-chave ao digitá-las em um campo chamado "Todas estas palavras" ou "Deve conter estas palavras".

  4. 4

    Exclua resultados ao digitar as palavras em um espaço chamado "Nenhuma destas palavras" ou "Não deve conter estas palavras".

Dicas & Advertências

  • Ao usar a lógica em uma pesquisa booleana completa, utilize parênteses para garantir resultados apropriados. Pesquisar "praias E (areia OU surfe)" força o sistema a processar "areia OU surfe" primeiro como uma unidade antes de filtrar os resultados em uma pesquisa com "praias".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível